O vereador Ito de Souza (PL) fez um forte desabafo e diversas críticas ao partido Novo durante a sessão da Câmara de Vereadores de Blumenau nesta terça-feira, 1. Com direito a batidas na mesa e bandeira com a frase “caçador de corruptos” estendida, o vereador falou sobre a vitória do PL na Justiça em uma ação impetrada pelo Novo.
“Um partidinho que chegou ontem em Blumenau, querendo se achar. Esse tal do Novo. (…) Esse partido que não soube aceitar o resultado das urnas e por meio de aventuras jurídicas buscou acabar com reputação de pessoas do bem, como eu e de outros vereadores”, desabafou Ito.
A ação de que Ito fala iniciou em janeiro deste ano. O Novo questionou na Justiça possíveis irregularidades em candidaturas de mulheres na chapa do PL. Caso elas fossem deferidas, o mandato de Ito seria cassado e o novo receberia uma vaga a mais na casa.
Porém, em decisão no dia 16 de abril, o Juiz Eleitoral Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, considerou o pedido de impugnação da chapa improcedentes. O processo foi totalmente arquivado nesta segunda-feira, 31 de maio.
“Sempre estive muito seguro, sabendo que o processo não daria em nada. Segurança repassada pelos meus advogados, que por sinal, com muito orgulho, dão um banho nesses partidinhos que não tem capacidade de ter advogados que possam defender um processo na Justiça”, afirmou o vereador do PL.
Ito ainda ressaltou que foi ofendido por diversas vezes nas redes sociais e na rua por pessoas que o julgavam por conta da ação.
Além da ação contra o PL, o Novo também fez questionamentos e denúncia contra a chapa do Republicanos, partido do presidente da Câmara, Egígio Beckhauser. Esse processo segue em andamento.