A Câmara de Blumenau aprovou nesta quinta-feira, 6, o projeto de lei que proíbe a instalação de monumentos na cidade em homenagem a políticos que continuam vivos. Para entrar em vigor, a lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Mário Hildebrandt.
Como destacado na semana passada, a proposta foi criada pelo vereador suplente do PL, João Paulo Taumaturgo, motivada por conta do monumento em homenagem ao presidente Lula, fincado na rua XV de Novembro, em 2003, pelo até então prefeito Décio Lima.
A obra foi feita em comemoração a visita de Lula a Blumenau naquele ano, mas foi retirada em 2020 para obras na região, e desde então foi guardada, para ser reinstalada em outro local. Caso seja sancionada, a reinstalação do monumento se tornará proibida na cidade.
“Um monumento que foi erguido com dinheiro público para celebrar a vinda do presidente Lula para Blumenau. No meu entendimento isso é política eleitoral e partidária. Sendo assim, a cidade teria que ter o compromisso de fazer um monumento sempre que um presidente visitasse”, afirmou Taumaturgo.
Votado nesta quinta, o projeto teve 12 votos favoráveis e duas abstenções, de Adriano Pereira (PT) e Jovino Cardoso (Solidariedade). O presidente Almir Vieira (PP) só vota em casa de empate.
Assista agora mesmo!
Patê de camarão com carpaccio de salmão defumado para surpreender as visitas: