A Câmara de Vereadores de Blumenau deu um passo importante para uma discussão mais ampla da “reforma da previdência municipal”. Os vereadores, por unanimidade, aprovaram um requerimento do vereador Adriano Pereira (PT), para realização de uma audiência pública para discutir o projeto de autoria do governo municipal.
A intenção de Adriano, junto com os vereadores Bruno Cunha (Cidadania) e Gilson de Souza (Patriota) – que subscreveram o pedido – é tentar entender melhor todos os pontos da proposta que visa mudar idade mínima de aposentadoria e outras questões envolvendo direitos dos servidores.
A audiência foi agendada para próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, às 19h. Além da participação dos trabalhadores, a ideia é que o executivo municipal também encaminhe representantes ao plenário para explicar o projeto como um todo.
Cabe lembrar que a falta de conversa com os trabalhadores foi um dos pontos citados pelo sindicato pela ameaça a greve geral na cidade. Nesta quinta-feira, 18, uma assembleia geral com os servidores irá avaliar o início das paralisações a partir da semana que vem.
“Nós temos dois grandes motivos. Um é que não dá pra fazer a reforma da previdência sem debater com a categoria, sem passar pelo Conselho de Administração do Issblu”, afirmou Sérgio Bernardo, à reportagem do jornal O Município Blumenau.