O vereador Carlos Wagner – o Alemão (PSL), quer entrar com uma liminar na Justiça para retirar a vaga do PSDB na composição da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará o contrato da Blumob com a Prefeitura de Blumenau. Segundo ele, isso deve acontecer nos próximos dias, após alguns empecilhos serem ultrapassados.

Nesta terça-feira, 6, ele formalizou um pedido na própria Câmara, questionando a resolução da Procuradoria da Casa que determinou como a CPI seria composta. No documento, ele quer explicações sobre a fundamentação jurídica dos procuradores para a decisão de dar duas de três vagas ao Podemos e PSDB, partidos apoiadores do governo.

Na última quinta, 1, ficou determinado que os membros seriam o próprio Alemão, por ter feito o pedido da CPI, Marcelo Lanzarin (Podemos) e Alexandre Matias (PSDB), por serem os partidos com mais parlamentares na casa – dois.

“Eles interpretaram de maneira equivocada o regimento. Não faz sentido ser dessa forma. Não tem como governo investigar o governo. Se eles  [Lanzarin e Matias] quisessem investigar já teriam feito ano passado. Eles até já vem falando que não tem nada de errado”, afirmou o vereador à coluna.

Alemão ainda comentou que irá aguardar 24 horas para uma resposta da Procuradoria – que ele mesmo crê que não virá – mas que na sequência, deve entrar com pedido de liminar para retirar a vaga do PSDB.

“Se eles tem um entendimento do regimento e nós temos outro, vamos deixar a Justiça decidir. O correto é ser eu, um da maioria e um da minoria, não eu ser o único representante da minoria”, explicou.

A visão de Alemão vem de encontro ao que disse o vereador – e também advogado – Bruno Cunha (Cidadania) na sessão da última quinta. Cunha apontou que, na sua interpretação, uma vaga deveria ser de quem pediu a CPI, outra do Podemos- por ser o partido com mais vereadores e votos – e a outra definida entre os 13 vereadores restantes.

Caso consigam reverter a situação, será uma vitória e tanto para a oposição da Câmara, que levou um balde de água fria na semana passada.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube