Em sessão com debates intensos nesta quinta-feira, 24, na Câmara em Blumenau, os vereadores rejeitaram a proposta de reajuste em 17,53% – referente a reposição da inflação dos últimos três anos – exclusivo para os servidores do legislativo. Ao mesmo tempo, a oferta do Executivo para os servidores municipais de 10,24% – negociada junto aos próprios trabalhadores – foi aprovada.
Cabe lembrar que o aumento aos servidores da prefeitura será dividido em duas vezes, sendo 5,12% na folha de fevereiro e 5,12% na folha de março. O reajuste também é válido para o vale alimentação.
Esse projeto foi aprovado com 11 votos favoráveis e apenas um contrário, de Emmanuel Tuca (Novo). Bruno Cunha (Cidadania) não votou, assim como o presidente Egídio Beckhauser (Republicanos), que só vota em caso de empate. Marcelo Lanzarin (Podemos) estava ausente.
Mas a discussão mais quente, digamos assim, foi mesmo na questão dos servidores do legislativo. Após projeto colocado as pressas, houve muita contrariedade por parte de diversos vereadores e outros que, pelo pouco tempo, não conseguiram dizer se sim ou não.
No fim, a proposta foi recusada por seis votos contrários, quatro abstenções e três favoráveis. Confira como cada um votou:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: