Polícia Civil busca novo imóvel para delegacia em Blumenau com dispensa de licitação
Após duas licitações sem sucesso, objetivo é acelerar o processo de mudança da 2ªDP
Em entrevista em janeiro deste ano, o delegado regional Isomar Amorim, afirmou que as principais ações na Polícia Civil em 2020 seriam as mudanças de três delegacias que estão em estruturas sucateadas ou que não sustentam as necessidades da polícia. A pandemia até atrasou os planos, mas mesmo diante disso os trâmites continuaram e as alterações de endereço estão em andamento.
Uma delas é a da 2ª Delegacia de Polícia de Blumenau, atualmente localizada na rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte. O espaço, que fica em uma residência, está deteriorado, segundo delegado regional, e por isso precisa urgentemente da mudança.
Porém, em duas licitações já lançadas, não houve interessados que preenchessem todos requisitos básicos para instalação da delegacia. Por conta disso, a Polícia Civil iniciou um processo de dispensa de licitação.
“Tem um proprietário de imóvel que está interessado. Mas há uma série de requisitos que ele precisa se adequar. Como não era uma delegacia, ele precisa de mudanças físicas. Mas antes disso, também há a necessidade da documentação pra contratação com o Estado”, apontou Amorim.
Por conta dessa tramitação burocrática, ainda não se há confirmação de que esse será o imóvel que alocará a nova 2ª DP, e também por conta disso, o delegado preferiu não informar o endereço e prazos para mudança.
Delegacias com novos endereços definidos
As outras duas delegacias que irão mudar de lugar já estão com os endereços definidos. A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami), irá, em novembro, para um imóvel na rua Dr. Sappelt, quase na esquina com a rua Paraíba, no bairro Victor Konder.
O contrato foi assinado há duas semanas e prevê que sejam realizadas adequações no imóvel, como implantação de acessibilidade e divisórias.
Já a 1ª Delegacia de Polícia, atualmente localizada na rua Pandiá Calógeras, irá para rua XV de Novembro, no Centro da cidade. O prédio que já é de posse do Estado foi cedido a Polícia Civil, porém, como está cinco anos fechado, também precisará de reformas.
“Além de fazer as reformas que são muito necessárias pois foram anos com as portas fechadas e deteriorando, tem a questão que ele era um escritório, bem diferente de uma delegacia, então teremos que fazer várias mudanças na estrutura também. Mas o bom é que é imóvel do estado e já está garantido”, destacou o delegado regional.
Para a reforma iniciar, está sendo realizado um projeto que vai apontar tudo que será feito. Na sequência, precisará ser definido como isso será custeado, se com recursos já direcionados à Polícia Civil ou por algum tipo de financiamento do governo estadual.