X
X

Buscar

Polícia Civil prende integrantes de organização criminosa envolvidos em homicídio em Blumenau

Operação "Ignavos" é a conclusão das investigações sobre o assassinato de Marcelo dos Santos

Sete mandados de prisão preventiva/internação provisória foram cumpridos em Blumenau na manhã desta segunda-feira, 24, durante a 2ª fase da Operação “Ignavos”, da Polícia Civil.

A operação é resultado da conclusão das investigações que apura a autoria do homicídio de Marcelo dos Santos, espancado covardemente no interior de um apartamento localizado na região conhecida como “Brooklin”, após descumprir os “mandamentos” da organização criminosa que atua naquela localidade.

A operação visava dar cumprimento a quinze ordens judiciais, sendo nove de prisão preventiva/internação provisória e seis de busca e apreensão domiciliar na cidade. O, na época, adolescente foi internado no Casep (Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório) de Blumenau. Ainda há dois foragidos.

Organização criminosa

Entre os mandados cumpridos estão dois homens presos temporariamente no dia 27 e 28 de fevereiro, apontados como mandantes do crime. Os demais teriam auxiliado no espancamento, outros impedido que a vítima fugisse do local e um teria auxiliado na limpeza vestígios de sangue do apartamento.

Após a investigação, ficou evidente que todos os indiciados integravam uma organização criminosa que atua no estado de Santa Catarina na promoção do tráfico de drogas e diversos outros crimes contra a vida.

Os presos capturados foram conduzidos à Divisão de Investigação Criminal para a realização dos procedimentos cartorários e depois encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau.

Relembre o caso

Marcelo dos Santos, de 53 anos, morreu na madrugada de 12 de dezembro de 2022, no Hospital Santo Antônio, após ser vítima de espancamento em Blumenau. O crime teria ocorrido em um apartamento localizado no Condomínio Figueiras, no bairro Passo Manso – região conhecida como “Brooklin”.

De acordo com a Polícia Civil, tudo iniciou por volta das 21h de domingo, 11. Marcelo teria chegado em casa com diversos ferimentos pelo corpo, causados por socos e pontapés.

A filha dele chamou o Corpo de Bombeiros, que acionou a Polícia Militar. No local foi possível confirmar apenas que ele havia sido agredido, mas sem detalhes de quem ou quantos agressores. Ele foi levado ao hospital, mas morreu horas depois.

Ainda segundo a polícia, Marcelo tinha passagens por furto e violência doméstica.

Tráfico de drogas

Além disso, durante as buscas, um homem que não era alvo das investigações foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, após ter sido encontrado em sua residência diversas porções de cocaína e pedras de crack, além de objetos utilizados na preparação e embalagem dos entorpecentes e dinheiro trocado.

Foto: Polícia Civil

Pudim de abacaxi: saiba como preparar sobremesa rápida, fácil e deliciosa