Polícia Civil realiza operação contra suposto esquema na compra de merenda escolar em Blumenau
Polícia suspeita da participação de um servidor público no esquema
A Polícia Civil de Blumenau deflagrou a operação “Agricultor Fantasma” na manhã desta quarta-feira, 21, para desarticular um suposto esquema de uso irregular de verba federal para compra de produtos para merenda escolar. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Intendência da Vila Itoupava e o Sindicato dos Agricultores.
Segundo informações divulgadas pelo delegado Lucas Almeida, responsável pela 4ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, a compra de hortifruti de agricultores familiares foi feita em valores mais elevados do que o praticado no mercado, caracterizando em prejuízo ao erário. Esses produtos, no período da pandemia, foram usados para compor as cestas de verduras para as famílias dos estudantes.
As investigações da polícia também constataram que alguns desses agricultores familiares na realidade nem plantavam as frutas e verduras, mas compravam no CEASA para depois repassar à Prefeitura de Blumenau.
“Suspeita-se da participação de um agente publico da Prefeitura no esquema criminoso. Um dos suspeitos foi preso por posse ilegal de arma de fogo, tendo sido apreendida uma espingarda calibre 20. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação e falsidade ideológica. As investigações continuam”, concluiu o delegado Lucas de Almeida.