Polícia Civil soluciona homicídio de taxista, morto em fevereiro, em Blumenau
Ismael Batista de Liz foi encontrado morto dentro da garagem com um tiro no tórax
A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (Dic Blumenau), após intensas investigações, identificou o autor da morte do taxista Ismael Batista de Liz, ocorrida no dia 20 de fevereiro, na rua dos Pescadores, no bairro Velha.
Segundo os policiais, o crime foi cometido por Eder Roberto da Silva, conhecido como Edinho, um vizinho da vítima. Informações sobre prisão dele foram divulgadas na noite deste domingo, 26.
No dia do crime, Ismael foi encontrado caído morto na garagem de sua residência por um colega de trabalho que o procurava. Os trabalhos investigativos iniciaram imediatamente com a realização de perícia e oitivas de testemunhas na localidade.
Assim, foi possível descobrir ainda no dia do crime que um vizinho que possuía passagens policiais anteriores teria saído de casa naquela manhã, levando consigo seus pertences pessoais e após se despedir de seus familiares.
Chamou a atenção dos investigadores o fato de aquele vizinho ao sair de casa ter pedido perdão para sua mãe pois havia feito “algo errado com uma pessoa boa”.
A partir daí diversas pessoas foram ouvidas na Delegacia de Polícia e foi possível esclarecer que a vítima possuía duas armas de fogo em sua residência e que o referido vizinho teria se interessado pelos revólveres.
Além disso, Ismael teria afirmado para uma terceira pessoa que “estava com medo” do vizinho e por isso dormia com uma das armas junto de si. Inclusive, a pessoa investigada havia tentado arrombar a casa da vítima no dia anterior quando ele não estava em casa.
No dia do crime, segundo os policiais, provavelmente a vítima franqueou a entrada do suspeito até a garagem do imóvel e, em determinado momento, foi rendido e morto com um disparo de arma de fogo no peito.
Em seguida, o autor do crime retornou até sua residência que fica a poucos metros do local, recolheu seus pertences pessoais e fugiu.
Considerando todas as provas existentes no inquérito policial, principalmente o relatório de investigação confeccionado pelos Agentes de Polícia e depoimentos, o Delegado Egídio Maciel Ferrari representou ao Poder Judiciário pela prisão temporária do suspeito.
Logo em seguida o juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau deferiu o pedido de prisão, após manifestação favorável do Ministério Público. Foram realizadas diversas buscas pelo suspeito, até que ele foi encontrado e preso por uma guarnição da polícia militar em Barra Velha, no litoral catarinense.
Com a prisão de Eder, a Polícia Civil tem 30 dias para conclusão do inquérito policial e nesse período novos depoimentos serão tomados, tendo em vista que somente com ele preso é que algumas testemunhas aceitarão comparecer à delegacia pois temiam represálias por parte do suspeito que é conhecido na região como pessoa violenta.
De acordo com a polícia, até este domingo, 26, todos os sete homicídios ocorridos em Blumenau neste ano foram esclarecidos e os autores encontram-se presos.