X
X

Buscar

Polícia conclui investigação sobre vacina em idosa falecida em Blumenau

Elsa faleceu em 2018 e estava na lista de imunizados do município

A investigação da Polícia Civil envolvendo a vacinação em nome de Elsa Von Zeschau, falecida em 2018, foi concluída na última semana. Após a publicação da reportagem exclusiva de O Município Blumenau, o delegado Lucas Almeida, responsável pelo combate à corrupção, realizou uma verificação preliminar para analisar a necessidade da instauração de um inquérito.

O objetivo era entender se houve desvio de uma dose da vacina por ma-fé ou se o caso se tratava apenas de um engano no registro dos dados. De acordo com o delegado, nenhum indício de um crime foi detectado nas diversas diligências.

“Ouvimos várias pessoas da vigilância epidemiológica, familiares, consultamos os dados do sistema da prefeitura. Mas, segundo o apurado, só houve erro no registro do sistema por parte da técnica de enfermagem. Não houve delito”, ressaltou.

Relembre o caso

No início de junho o nome de Elsa Von Zeschau foi localizado no sistema de imunização da Prefeitura de Blumenau. Entretanto, a profissional de saúde que encontrou o dado havia atendido a idosa e sabia que ela havia falecido em julho de 2018.

A vacinação que foi registrada no nome de Elsa não ocorreu na Central da Vila Germânica, mas por meio do processo de vacinação itinerante, que realiza a aplicação em pessoas acamadas e casas asilares, por exemplo.

O Cartão Nacional de Saúde utilizado para vacinação estava inativo, por isso não havia registrado o óbito da idosa. Ainda não há explicação do motivo para o cadastro ter sido atualizado em novembro de 2020.

A Prefeitura de Blumenau também abriu uma sindicância interna para entender o ocorrido assim que o caso foi divulgado. Entretanto, o processo ainda não foi concluído.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube