Polícia de SC e PR se unem para cumprir prisões de envolvidos em acidente na BR-376, que deixou 19 mortos
Prisões envolvem o acidente ocorrido em Guaratuba, no Paraná em janeiro deste ano
O acidente com um ônibus na BR-376, que deixou 19 pessoas mortas, em janeiro, ainda está sendo investigado. No momento, a principal suspeita da polícia é de que uma organização criminosa de transporte clandestino de passageiros esteja envolvida no acidente.
Nesta terça-feira, 25, as polícias civis de Santa Catarina e Paraná cumpriram mandados de prisão para auxiliar nas investigações.
As informações apuradas pela polícia paranaense apontam que o motorista do veículo dirigia em alta velocidade e que o freio estava funcionando parcialmente no momento do acidente. Por isso, a falta de manutenção adequada do veículo pode ser uma das causas determinantes para o tombamento, afirma a PC.
Além disso, as informações constantes na licença de viagem, feita pela empresa responsável pelo transporte e emitida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não correspondem à realidade.
Por conta das incoerências apresentadas pelos suspeitos, a polícia aponta que a viagem, que transportava 55 pessoas e deixou 19 mortes, não seguia sob a modalidade de fretamento turístico ou fretamento eventual, mas transporte clandestino de passageiros.
“As empresas são responsáveis por se associar e agir de forma reiterada, prestando serviço clandestino aos passageiros”, diz a PC por meio de nota.
Para auxiliar nas investigações, mandados foram cumpridos em São José, Florianópolis, Belém (PA) e Ananindeua (PA). Dois suspeitos de participarem do crime também foram interrogados na ação realizada em conjunto entre as polícias dos estados de Santa Catarina e Paraná.
Relembre o acidente
Por volta das 8h30 do dia 25 de janeiro deste ano, um ônibus fretado caiu em uma ribanceira no quilômetro 668,7 da BR-376, em Guaratuba (PR). Segundo a empresa responsável pelo veículo, 53 passageiros e dois motoristas estavam a bordo.
O veículo, com placas de Belém (PA), não conseguiu fazer a curva e caiu da pista. Segundo o depoimento de um dos motoristas, de 67 anos, o ônibus perdeu os freios logo após uma das áreas de escape da via. O veículo faria paradas em Blumenau e em São José, na Grande Florianópolis.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, há duas áreas de escape na descida da Serra, no km 667,3 e no km 671,7. O acidente aconteceu no quilômetro 668,7.
Com a falha nos freios, o motorista relatou que não conseguiu fazer uma das curvas e o ônibus acabou batendo na mureta de concreto. Em seguida, o veículo tombou e caiu na ribanceira.
Ainda de acordo com o delegado, o motorista realizou o teste etílico após o depoimento. O índice de álcool no sangue dele era zero.