Polícia Federal faz buscas na casa de Jair Bolsonaro em operação contra dados falsos de vacina
Ex-ajudante de ordens do ex-presidente, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, foi preso
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 3, a Operação Venire, que busca investigar inserção de dados falsos de vacinação nos sistemas do Ministério da Saúde.
Os policiais realizaram buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apreenderam os celulares dele e da esposa Michelle Bolsonaro, segundo o GloboNews. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, foi preso.
Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Isso acontece no âmbito do inquérito das “milícias digitais”.
Investigações
Segundo as investigações da PF, as inserções falsas ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. Com isso, os investigados puderam emitir certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de Covid-19.
A apuração da Polícia Federal indica que o objetivo dos suspeitos seria “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”.
Leia também:
1. Saiba como foi o acidente que resultou na morte de empresário blumenauense
2. Casa noturna de Blumenau comandada por mulheres é destaque na região
3. Blumenau está com 100% dos leitos de UTI ocupados nos hospitais que atendem pelo SUS
4. Motorista tenta fugir de abordagem na BR-470, mas PM encontra 10 kg de maconha em Blumenau
5. Identificado homem que morreu após choque entre parapentistas em SC