Polícia Federal investiga esquema de pirâmide comandado por ex-gerente de banco em Joinville
Justiça bloqueou R$ 32 milhões
Joinville foi alvo da Operação Cupidos, da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira, 17, contra um esquema de pirâmide. Foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueados cerca de R$ 32 milhões em patrimônio. As cidades alvo da operação, além de Joinville, foram Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Petrolina (PE).
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram a existência de fortes indícios de que um ex-gerente de banco, que já havia sido demitido por crime de peculato, teria captado recursos de terceiros, entre 2019 e 2021, mediante falsa promessa de retorno financeiro bem acima da média de mercado.
Esse tipo de fraude, conhecido como “esquema Ponzi” ou mesmo “pirâmide financeira”, resultou em prejuízo de milhões de reais aos investidores.
Diante das provas obtidas, a Justiça Federal decretou o bloqueio e indisponibilidade de valores e bens de todos os que lucraram com o esquema, incluindo os primeiros investidores, remunerados indevidamente em função do prejuízo de terceiros.
O principal operador do esquema segue foragido da justiça, com mandado de prisão preventiva a ser cumprido. A polícia não detalhou quais ações foram realizadas em Joinville.
Leia também:
1. Conheça a Cerveja “Diabéisso”: a Pancada Alcoólica da Oktoberfest Blumenau 2023
2. Blumenau recebe primeiro voo comercial após 20 anos
3. Motorista fica gravemente ferido após acidente na BR-470, em Indaial
4. Tempo Blumenau: saiba se as chuvas fortes continuam nesta terça-feira
5. Defesa Civil prevê chuva intensa e volumosa até terça-feira em SC
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: