X
X

Buscar

Saiba quem pode ter acesso às imagens das câmeras nas fardas da polícia, já ativas em Blumenau

Com câmeras acopladas nas fardas, objetivo é dar mais segurança jurídica aos policiais

Pelo menos um policial de cada guarnição que está nas ruas de Blumenau já possui câmera acoplada na farda. Por conta disso, toda ocorrência que é atendida no município está sendo gravada. Ao todo são 50 câmeras disponíveis nas fardas policiais.

De acordo com o Tenente Coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, a instalação dessa tecnologia tem como objetivo garantir a proteção e segurança jurídica dos agentes que estão na rua.

“Muitas vezes os policiais são acusados de abuso de autoridade ou de ter algum atendimento inadequado das ocorrências. Para poder comprovar se essas denúncias foram reais ou não, a gente agora têm essas câmeras que mostram o que realmente aconteceu”, explicou Schmidt.

Giovanni Silva/Polícia Militar de Blumenau

As câmeras começaram a funcionar há mais de três meses, no dia 10 de setembro, como estava previsto desde julho. As imagens podem ser solicitadas pelo judiciário, pelos policiais e por quem esteve envolvido na ocorrência, mas sempre para fins jurídicos.

O cidadão, que tem que ter o nome no boletim de ocorrência para fazer a solicitação, e o policial não podem usar as imagens para colocar em mídias sociais ou compartilhar de qualquer forma. Eles assinam um termo de compromisso ao requisitar as filmagens.

Além das imagens, as gravações também capturam áudio e registram data e horário da abordagem policial. Elas só podem ser retiradas das fardas quando forem carregadas.

A compra dos equipamentos que foram distribuídos em todo o estado foi possível a partir de uma parceria entre Polícia Militar de Santa Catarina e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com recursos que vieram de penas, multas e fianças.