Infrações de trânsito emitidas pela PM serão enviadas por email e SMS
A partir de agora todas as infrações serão registradas por tablets e smartphones
A Polícia Militar extinguiu a utilização de papel para fazer autuações de trânsito em Santa Catarina. A partir de agora todas as viaturas terão tablets e smartphones com a tecnologia PMSC Mobile, uma espécie de aplicativo interno para auxiliar nos serviços. Os motoristas vão receber o auto para se defender por e-mail ou sms.
De acordo com o tenente-coronel do 10º Batalhão de Policia Militar, Jefferson Schmidt, para cada auto o policial utilizava cerca de cinco vias em papel. Uma ficava para arquivo, e o restante endereçado a diferentes setores que formalizam a notificação. O PMSC Mobile tornou o processo mais rápido e prático, sendo os dados lançados diretamente no banco de dados da PM.
Auto de infração é multa?
O auto de infração feito pela Polícia Militar é um comunicado de que o condutor fez uma infração de trânsito. Depois de recebido o aviso, a pessoa poderá fazer a sua defesa. Se essa justificação não for feita, uma multa de trânsito terá que ser paga.
Convênio
Por via de regra a Polícia Militar possui jurisdição para multar apenas em vias estaduais, as SCs. No entanto, Blumenau possui um convênio com a instituição de segurança que permite a autuação em todas as ruas do município. Em contrapartida, a Guarda Municipal de Trânsito também tem autonomia para multar em vias estaduais.