+

Polícia Militar fará segurança da Oktoberfest com o uso de drones

Veículos aéreos estarão presentes nos desfiles e em pontos estratégicos da Vila Germânica

Começou na manhã desta segunda-feira, 17, um curso que capacitará 36 policiais militares sobre o uso de drones em eventos. O primeiro que receberá a novidade será a 35ª Oktoberfest.

Segundo o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, Jefferson Schmidt, a ação é pioneira no estado. Para essa Oktoberfest, o comando de operações deseja trazer cerca de dez drones que monitorarão os desfiles, a área aberta da festa e os arredores da Vila Germânica.

Os policiais controlarão os veículos aéreos, que possuem câmeras acopladas. As imagens  aparecem em um celular, junto ao controle. A intenção, se pendências técnicas forem resolvidas, é levar a captura em tempo real a uma central de monitoramento que será instalada dentro da festa.

PM/Divulgação

“Nós queremos fazer um policiamento 100% digital, com tudo que temos de tecnologia a nossa disposição hoje”, explica Schmidt.

A apresentação do plano de segurança da PM em conjunto com a comissão organizadora da Oktoberfest e demais instituições parceiras será na quinta-feira, 20, às 19h30, no salão nobre da prefeitura. Nesse dia terminará a capacitação dos 36 policiais.

O curso ocorre na sede do Batalhão da cidade, mas envolve agentes de todo o estado (apenas dois são de Blumenau). Durante as aulas, um soldado da PM Ambiental de Florianópolis falará sobre as leis que regem o uso de drones e, depois, ensinará como utilizá-los.

Os formandos trabalharão na Oktoberfest e vão compor uma equipe que chega, nos dias de maior movimento da festa, a 150 policiais militares.

Mais notícias de Blumenau

Polícia Militar flagra tráfico de drogas no terminal do Aterro

Ciclista fica inconsciente após bater contra caminhão estacionado, em Blumenau

Fotos: Youtuber Whindersson Nunes visita Hospital Santo Antônio, em Blumenau

Indústrias de Santa Catarina buscam aproximação com startups para inovar

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo