X
X

Buscar

Polícia prende advogado de Blumenau suspeito de integrar facção criminosa

Ele estava foragido desde a última quarta-feira

A Polícia Civil prendeu neste sábado, 20, em Itapema o advogado Jacob José Coelho Junior. Ele é suspeito de auxiliar integrantes de uma facção criminosa que atua dentro presídios de Santa Catarina. Coelho estava foragido desde quarta-feira, quando a polícia desencadeou uma nova fase da Operação Primordium, que combate o Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

Em agosto, os agentes já haviam prendido pessoas suspeitas de participarem da facção criminosa. Após investigações conduzidas pelo delegado Rodrigo Raitez, a Divisão de Investigação Criminal (DIC) identificou novos suspeitos.

Segundo Raitez, o advogado detido teria auxiliado a organização servindo como ponte entre líderes que estão presos e integrantes fora do sistema prisional, inclusive levando drogas e celulares. Ele se aproveitaria da condição de advogado de alguns dos detentos relacionados ao PGC para atuar de maneira criminosa, segundo a polícia.

A Justiça decretou a prisão preventiva dele. Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com o escritório de Jacob José Coelho Junior ou com sua defesa.

“A gente constatou que, além de levar drogas para o presídio, ele fazia essa função no próprio Fórum da Comarca de Blumenau. Inicialmente ele vai responder por integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico”, afirmou Raitez na quarta-feira.