Policiais Civis cumprem mandando de apreensão após golpe realizado por empresa Botmoney de Blumenau
Mandados foram cumpridos nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 8, através da Divisão de Investigação Criminal de Blumenau, com apoio do Núcleo de Inteligência da 3ª Delegacia Regional de Polícia, da 1ª Delegacia Regional de Goiânia, das delegacias de Campinas, Barueri e São Paulo, cumpriu mandados de busca e apreensão em desfavor da empresa Botmoney, de sócios, procuradores e colaboradores.
A investigação teve início a partir da notícia de investidores de que teriam perdido todo o dinheiro investido na empresa Botmoney. A Polícia Civil estimou que havia aproximadamente 1,4 mil pessoas investindo pela plataforma.
Segundo apurado, a Botmoney disponibilizava um software de automação de criptomoedas, por meio de plataforma digital própria, mediante o pagamento de assinatura no valor de R$69,90. Posteriormente, a empresa criou um Token todo o dinheiro dos investidores foi convertido para uma moeda digital.
Contudo, a Polícia Civil explica que esse Token criado pela plataforma não possuía funcionamento fora da plataforma, nem era possível convertê-lo em real ou dólar.
A Botmoney ainda criou o grupo ATOM e o banco AX BANK para permitir a troca da moeda digital, mas isso dependia de algum investidor entrar na plataforma da empresa para adquiri-la (típica pirâmide financeira). Sem validez fora da plataforma e sem interessados, os investidores perderam todo o dinheiro aportado na empresa Botmoney.
Ainda, de acordo com as vítimas, a plataforma prometia aos investidores retornos mensais entre 5% e 10%. Apurou-se também que, entre outubro de 2020 e março de 2021, a empresa e seus representantes movimentaram mais de 10 milhões de reais.
Investigações e apreensão
O Juízo ainda determinou o bloqueio e sequestro de contas bancárias de 21 investigados, entre pessoas físicas e jurídicas. As buscas ocorreram em Gaspar, Blumenau e Balneário Camboriú. Em Goiânia, São Paulo, Campinas e Barueri também houve cumprimento de medidas judiciais.
O principal responsável pela empresa Botmoney, Uilian Pereira Soares da Silva, foi localizado no bairro Nova Suíça, cidade de Goiânia. A prisão de Uilian e de outros investigados foi negada pelo Poder Judiciário.
Os investigados serão interrogados, as diligências concluídas e o inquérito policial remetido ao Poder Judiciário.
Leia também:
1. Mega-Sena: apostador de Blumenau ganha sozinho prêmio de mais de R$ 18 mil
2. Blumenau decreta situação de emergência devido à dengue
3. Feira de adoção de cães acontece neste final de semana em shopping de Blumenau
4. Saiba quando acontecerá Marcha para Jesus em Blumenau neste ano
5. Eventos de Dia das Mulheres, Festival da Cerveja e rapper Nog: saiba como curtir o fim de semana em Blumenau e região
Veja agora mesmo!
Confira os diferentes sabores de cerveja encontrados no Festival Brasileiro da Cerveja: