Pomerode confirma primeiro caso de macaco morto por febre amarela
Secretaria de Saúde da cidade irá estender horário de vacinação
A Prefeitura de Pomerode confirmou na tarde desta quinta-feira, 30, que o macaco encontrado no dia 13 de janeiro morreu de febre amarela. O animal foi localizado no bairro Testo Central.
A recomendação da vigilância epidemiológica da cidade é que quem ainda não buscou a vacina vá aos postos de saúde. Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde irá divulgar os horários estendidos para garantir a prevenção.
A doença não passa entre animais e humanos. A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito que frequenta áreas silvestres e matas. A vacina é a única forma de prevenção. Todos com mais de nove meses de idade devem buscar um posto de saúde.
Moradores de Pomerode que tiverem dúvidas, podem falar com a Gerente de Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Jaqueline Gustmann, por meio do telefone 3387-7623. Em Blumenau, o órgão atende no número 3333-3878.
Casos na região
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, já foram registradas 64 mortes de macacos em 17 cidades desde o início do ano. Apenas em Blumenau, foram sete casos. Na terça-feira, 28, um macaco morto foi localizado em Gaspar. No dia seguinte, outro bugio com suspeita de febre amarela foi encontrado em Brusque.