X
X

Buscar

Pomerode lança novos roteiros da Rota do Imigrante

Caminhos foram oficialmente apresentados em um evento na cidade, nesta quarta-feira, 16, e oferecem gastronomia, produtos artesanais, compras e experiências em propriedades rurais

Os dois novos roteiros da Rota do Imigrante, de Pomerode, foram oficialmente apresentados em um evento na cidade, nesta quarta-feira, 16. Os roteiros oferecem gastronomia, produtos artesanais, opções para compras e experiências em propriedades rurais.

“A criação desses roteiros tem o objetivo de simplificar o caminho dos turistas e fortalecer os comércios locais, que são formados por empreendedores da região, normalmente com anos de tradição no que produzem e receitas que passam de geração para geração”, afirma Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae.

Novos roteiros da Rota dos Imigrantes em Pomerode

O roteiro Tour Origens conta com uma passagem pela casa da Família Danker, onde é produzido muss artesanal, doce cremoso de frutas com melado. É possível conhecer o processo de produção do doce e ainda degustar os sabores servidos com o pão caseiro da família.

A próxima parada do roteiro é a Cachaçaria Wilbert, que vende cachaças, bitter e licores artesanais há mais de 70 anos, em uma fábrica que foi modernizada com o tempo, mas que não perdeu a essência da cachaça autêntica de alambique. É possível acompanhar as etapas de elaboração em uma visita guiada por um dos integrantes da família e degustar estilos de bebidas.

Ainda fazem parte do roteiro a loja de fábrica da Karsten e o passeio de Makuka. A empresa é um dos grandes símbolos do legado da imigração alemã para a região. A trajetória da empresa se funde com a identidade da região desde 1882.

A Loja de Fábrica oferece uma variedade de produtos em cama, mesa, banho e decoração, além de um espaço de interação com a história da empresa, onde é possível observar uma máquina produzindo em tempo real. Há ainda uma réplica de roda d’água, que resgata a história da geração de energia que possibilitou o início da operação da empresa e uma cafeteria com produtos feitos por empreendedores da vizinhança.

O passeio de Makuka, veículo sobre rodas que parece um trenzinho, é destinado para quem busca conhecer mais sobre o processo industrial e história da Karsten. O roteiro começa pela fiação do algodão, passando pela tecelagem nos teares modernos, e finaliza no setor de beneficiamento e confecção.

O roteiro finaliza na Casa Pommernhaus, que comercializa bolachas artesanais, chocolates e café colonial. São mais de 80 receitas, desde as tradicionais dos cadernos antigos das donas de casa, até ideias mais contemporâneas e criativas.

“Esses dois novos roteiros trazem uma forte carga cultural e histórica, pois se concentram na região onde Pomerode nasceu por volta de 1862. Aqui tudo começou com os primeiros assentamentos germânicos. Roteiros ajudam a preservar uma cultura ao enaltecer a identidade das pessoas que vivem naquela região. Queremos que as pessoas da nossa comunidade sintam cada vez mais orgulho de suas origens, da terra que escolheram para viver. Então não é só foco comercial, e, sim, restabelecimento e conexão das pessoas com sua ancestralidade. A Rota do Imigrante é uma região bem empreendedora, e isso também está evidenciado nos roteiros. Para os turistas, é uma opção estruturada de conhecer e vivenciar de forma plena a cultura e história da região de Pomerode onde tudo começou. Importante ressaltar que esse trabalho vem sendo construído há mais de um ano e contou com o apoio e suporte fundamental do Sebrae”, afirma Genemir Raduenz, presidente da Associação Rota do Imigrante.

Já o roteiro Tour Terra Pomerana inicia na Doceria Glau, que fica junto à casa da família e oferece ampla variedade de bolachas artesanais e opções de doces e salgados à la carte para o café da manhã, lanche ou café da tarde, além de uma degustação de biscoitos e do icônico strudel. A parada ainda está no Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.

O roteiro segue com a Cervejaria Däzchen, que oferece os estilos Pilsen, Weizen, American IPA, Old Ale, Imperial Porter, Red e White. Na visita é possível conhecer o processo de produção e degustar os estilos da marca.

A Kreativer Platz, casa enxaimel de 1934 que hoje funciona como um espaço que comercializa artesanato típicos como o bauernmalerei e da tornearia, também está no roteiro, que segue para o Restaurante Típico Colonial Wunderwald, especializado em pratos típicos trazidos pelos imigrantes alemães, com receitas como o joelho de porco (eisbein), kassler (bisteca), schnitzel (filé a milanesa), marreco recheado, salsichas (bockwurst e bratwurst), chucrute e maionese de batatas.

É possível conhecer todos os pontos dos roteiros em uma experiência guiada a bordo do ônibus temático da Pommernzug e se hospedar na Pousada Edelweiss, localizada na XV de Novembro, 10533, no bairro Testo Central.

Leia também:
1. Identificado trabalhador que morreu em explosão em empresa de Blumenau
2. Apresentador Ratinho vem Blumenau e irá desfilar nesta quarta-feira com carro próprio na Oktoberfest
3. Turistas de diversas partes do Brasil compartilham experiências na 39ª Oktoberfest Blumenau
4. Bombeiros detalham explosão que matou trabalhador da Altona, em Blumenau
5. Alexandre Matias retorna para Prefeitura de Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense: