Pomerode traz exibição internacional sobre imigração alemã pelo mundo
Fotógrafo alemão visitou cinco regiões diferentes durante cinco anos
A cidade de Pomerode está expondo a exibição 5x Deutschland, ou “Cinco Vezes Alemanha”, que traz fotografias de cinco comunidades de ascendência germânica espalhadas pelo mundo.
O fotógrafo alemão Jörg Müller, que já trabalhou para National Geographic, Der Spiegel e Stern, dentre outras publicações de renome internacional, dedicou os últimos cinco anos ao projeto.
A cidade mais alemã do Brasil foi a escolhida da América do Sul e será a primeira a receber a exposição fora da Alemanha. As obras incluem registros feitos na Rússia, Romênia, México e África do Sul.
As fotografias estão expostas na Galeria Erwin Curt Teichmann, no Centro Cultural de Pomerode. O endereço fica na rua Hermann Weege, 111. O horário de visitação de quarta a sexta-feira é das 13h às 17h. Nos sábados e domingos a galeria funciona das 11h às 16h. A exposição fica até o dia 28 de fevereiro e a entrada é gratuita.
Aniversário de emancipação
Para Ivone Lemke, diretora da Fundação Cultural de Pomerode, a exposição tem grande significado, pois além valoriza a cultura e celebra os 60 anos de história escrita pela imigração alemã no município.
“Pomerode se sente orgulhosa em ser contemplada neste projeto fotográfico de nível mundial, visto que é de extrema importância para a valorização cultural da nossa comunidade. A exposição é documental e ratifica a forma como promovemos nosso município, uma vez que somos conhecidos em toda nação como ‘A cidade mais alemã do Brasil’”, celebra Ivone.