Pixabay

Para que um bebê tenha uma noite tranquila de descanso, diversos fatores de sua saúde precisam ser explorados. Os bebês são diferentes um do outro, assim como uma família é diferente uma da outra, e por isso não há certo ou errado. E sim, o que funciona para uma família, pode não funcionar para outra.

Mas existe uma série de condições que merecem atenção e que podem ser a causa das noites mal dormidas.

Note abaixo se alguma delas pode estar presente no dia a dia do bebê.

  • Problemas de cunho médico: refluxo (podendo ser oculto), cólicas, apnéia obstrutiva do sono, alergias, intolerâncias, infecções diversas, resfriados, constipação ou diarréia, febre sem causa aparente.
  • Fome: garantir que seu bebê esteja bem alimentado (qualidade) é fator importante para que ele tenha um sono tranquilo.
  • Cansaço extremo: ao contrário do que se imagina, quanto mais cansado o bebê estiver, mais dificuldade para dormir ele terá. Isso porque, quando ele está cansado demais, ele libera cortisol e adrenalina, que são hormônios do stress. Esses dois hormônios impedem que a melatonina que é o hormônio do sono exerça seu papel, interferindo na capacidade de dormir e de emendar os ciclos de sono. Por isso, não demore em colocar seu bebê para dormir quando ele estiver demonstrando sinais de sono.
  • Muito estímulo: todo bebê deve receber estímulos, isso é importantíssimo para seu desenvolvimento, mas devemos nos atentar aos prejuízos de uma criança super estimulada. Evite próximo aos horários de dormir, sejam sonecas ou sono noturno. Telas não são recomendadas (até os 2 anos de idade).
  • Não consegue dormir sozinho: bebês que não conseguem adormecer sozinhos, necessitando frequentemente de ajuda para isso. Nesses momentos, sem que percebamos, podemos criar associações de sono, onde o bebê só consegue dormir, sendo ninado, só consegue dormir mamando, ou simplesmente só dorme se for no colo. Por esse motivo, conforme o bebê for adquirindo maturidade cerebral, é importante que ele vá desenvolvendo também a habilidade de adormecer sozinho.
  • Falta de rotina ou rotina não apropriada: uma rotina bem estabelecida e adequada à idade do bebê é fundamental para um sono tranquilo e reparador.
  • Hora de dormir: saber o momento correto de colocar o bebê para dormir, é a chave para que ele possa dormir melhor e não lute contra o sono. Fique atenta aos sinais de sono, pois se o bebê for colocado cedo demais, certamente brigará para dormir, por simplesmente não ter sono, assim como se passar do momento, o super cansaço estará presente, liberando cortisol e assim impedindo que o bebê relaxe para adormecer.

Esses são apenas alguns dos fatores. Aqui na Mamãe Me Quer, você conta com informação de qualidade e responsabilidade para cuidar desse assunto tão sério, que é o sono dos nossos pequenos bebês.

Gostou das dicas? Ficou com dúvidas? Entre em contato com a consultoria de sono Mamãe Me Quer, pelo Instagram ou no contato de WhatsApp (47) 98431-8359