Por que a temperatura varia entre os bairros de Blumenau? Meteorologista explica
Ilha de calor formada no Centro afeta medição do termômetro no Parque Ramiro Ruediger
As temperaturas registradas em Blumenau nos dias de frio intenso sempre geram assunto nas conversas matinais da comunidade. Uma pergunta muito realizada nestes momentos é: por que a temperatura varia tanto entre os bairros de Blumenau e as medições oficiais dos órgãos municipais? No Blumenau Ao Vivo desta quinta-feira, 29, a meteorologista Tatiane Martins, do AlertaBlu, explicou os motivos que levam a essas variações.
Essas mudanças têm um nome: o efeito ilha de calor. Como a medição oficial do município é feito na região central, no Parque Ramiro Ruediger, a temperatura é afetada por todos os efeitos advindos da urbanização. “Nessa região temos mais edificações, mais asfalto, concreto, vidro, densidade de população, mais movimento de carros. E tudo isso faz com que a gente tenha um aquecimento maior na região central”, explica Tatiana.
Todos esses fatores tornam a região central uma grande ilha de calor, diferente das demais regiões afastadas do local. Os bairros de Blumenau têm como característica construções mais baixas, áreas maiores entre as construções, menos asfalto e uma densidade populacional menor. Sem contar na grande arborização e mata nativa nestes locais.
“Não tem o fator das ilhas de calor faz com que a temperatura e a sensação térmica em dias frios seja ainda mais baixa”, comenta a meteorologista.
Locais com mais altitude
Estar em locais mais altos também ajuda na diminuição das temperaturas. Um dado divulgado pela meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins, mostra que 50% do território do bairro Progresso está com altitude acima de 200 metros. Enquanto o bairro Vila Itoupava está a 100 metros acima.
Tatiane esclarece que a cada 100 metros a temperatura muda, em média, 1 ºC da temperatura registrada em locais mais baixos. Nesta quinta-feira, 29, um experimento foi realizada pela equipe do AlertaBlu, sendo realizada uma medição por meio de um aparelho portátil no Morro do Cachorro, no bairro Itoupava Central, e na região central.
A temperatura registrada no Parque Ramiro Ruediger foi de 11,4ºC, enquanto no topo do Morro do Cachorro estava – 0,3 ºC. Mostrando que dentro de Blumenau há zonas climáticas por conta do relevado, da urbanização e da arborização destes locais.
Futuros projetos
Blumenau ainda não tem estações suficientes para cobrir e medir as temperaturas de todas as regiões da cidade, no entanto, está em pauta nos órgãos responsáveis mais projetos. “Os projetos para que as medições específicas sejam feitas são caros, por isso requer um planejamento melhor”, finaliza.
Leia também:
-Saiba qual será o dia mais frio da semana em Blumenau
-Frio intenso: Blumenau reforça serviços para pessoas em vulnerabilidade social
-Saiba quais as recomendações da Defesa Civil para enfrentar onda de frio em Santa Catarina
-VÍDEO – Termômetros registram 3,1 ºC na manhã desta quinta-feira em Blumenau