Porque ideia do Entra21, surgida em Blumenau, é cobiçada por governo de SC e outros setores da economia

Formação técnica de jovens para área de tecnologia é exemplo para

A formatura de mais novos profissionais do ramo da tecnologia no programa Entra21 nesta quarta-feira, 20, foi prestigiada por representantes de diversos setores da comunidade blumenauense. A iniciativa conta com financiamento do governo do Estado de Santa Catarina através da Fapesc, da Prefeitura de Blumenau e de empresários de tecnologia da informação.

Da classe empresarial até a política – entre membros do executivo e legislativo municipal e também da Alesc, como o deputado Ricardo Alba (PSL) -, todos acompanharam o evento promovido pela Blusoft e realizado no Teatro Carlos Gomes.

Para alguns, o objetivo foi não somente celebrar a formação de mais pessoas para o segmento da tecnologia, mas também compreender e expandir este projeto que nasceu em Blumenau há 16 anos e contempla, em 2021, justamente a sua 16ª edição.

Para o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Renato Medeiros, o Entra21 precisa servir como um modelo às demais áreas, carentes de trabalhadores qualificados. “O Entra21 supre o mercado com pessoas treinadas para uma vertente. É importantíssimo este projeto e o programa é forte, mas nós temos que lembrar que estamos com apagão de mão de obra nos outros setores”.

Governo quer “Entra21 estadual”

Além de um exemplo para outros setores da economia, o Entra21 também chamou a atenção do governo do Estado, que estuda uma forma de descentralizar o programa. Segundo Sérgio José Tomio, coordenador-geral do programa Entra21, as conversas já estão avançadas.

“Possivelmente devemos iniciar em 2022, pois estamos em tratativas com o governo do estado. É um modelo vitorioso que faz a entrega prometida. O governo do estado é incentivador e financiador do programa também, mas o projeto estava restrito a Blumenau e municípios da região, mas mostramos que, com a mesma gestão feita aqui em Blumenau, é possível levá-lo para outros polos”.

16 anos de história

Presente no evento, o prefeito Mário Hildebrandt reforçou a importância do Entra21 para a formação de jovens talentos ao mercado de trabalho. “É um projeto consolidado. Estamos acompanhando aqui a formação de 330 pessoas, e se olharmos para a história são mais de 5 mil jovens. Além disso, é comprovado que 80% deles já saem empregados”.

Hildebrandt explica que acompanhou o crescimento do projeto desde 2005, e agora, como gestor municipal, aumentou os investimentos no Entra21, que saíram de R$ 400 mil para R$ 600 mil. “Somos um polo de desenvolvimento e tecnologia. O Entra21 é possível devido à junção de esforços do poder público e da iniciativa privada para um objetivo em comum, a formação profissional de pessoas, o que acaba por trazer grandes resultados ao município e à região”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo