Posto de passaportes de Blumenau começa a atender na segunda-feira; saiba como agendar

Emissão de documentos só poderá ser feita após preenchimento de dados pela internet

Após anos de espera, a Polícia Federal irá inaugurar o posto de passaportes de Blumenau nesta segunda-feira, 17. A conquista é uma reivindicação de moradores e políticos da região que se concretizou somente no início de 2020.

Até então, os interessados no documento de viagem tinham que se deslocar à Itajaí, Joinville ou outra cidade com sede da Polícia Federal para obtê-lo. A parceria público-privada ficará localizada no Shopping Park Europeu.

Blumenauenses iam até Itajaí

No ano de 2019, foram emitidos 38.976 passaportes no posto de emissão de passaportes da PF em Itajaí, dos quais se estima que cerca de 50% sejam referentes a cidadãos residentes em Blumenau e região.

Todos os requerentes atendidos até o dia 14 de agosto na sede da Delegacia de Polícia Federal em Itajaí, mesmo residentes em Blumenau e região, devem retirar seus documentos de viagem no Posto de Emissão de Passaportes do Itajaí Shopping. O local reabrirá no dia 17 após uma reforma.

Atendimentos devem ser agendados pelo site

Com exceção da entrega dos passaportes já confeccionados, todos os demais atendimentos nos postos devem ser previamente agendados no site da Polícia Federal. Nenhum atendimento será realizado sem o prévio agendamento.

Os requerentes de passaporte devem observar as seguintes disposições:

  • As informações necessárias para a obtenção do passaporte, desde o preenchimento do requerimento, a geração da guia de pagamento e o agendamento, estão disponíveis no endereço eletrônico da Polícia Federal;
  • A taxa para emissão do passaporte comum é de R$ 257,25;
  • O atendimento a estrangeiros continuará sendo realizado apenas no posto do Itajaí Shopping.

Os estrangeiros devem observar as seguintes disposições:

1. SITUAÇÃO DE MIGRANTES QUE JÁ ESTÃO NO PAÍS: Os prazos migratórios estão suspensos desde 16/03/2020, o que se aplica também aos prazos de visitantes, retomando-se a contagem ao final da situação de emergência de saúde pública, com nova orientação da Coordenação-Geral de Polícia de Imigração. Consideram-se prorrogados os prazos de vencimento de protocolos, carteiras e outros documentos relativos às atividades de Regularização Migratória, incluindo certidões para instruir os procedimentos, situação que perdurará até o final da situação de emergência de saúde pública ou da divulgação de nova orientação pela PF.

2. As demandas por atendimentos excepcionais, na área de imigração, podem ser encaminhadas pelos requerentes através de mensagem para o e-mail migracao.iji.sc@dpf.gov.br. Esse endereço eletrônico também pode ser usado para a expedição de certidões esclarecendo as restrições de atendimento e a suspensão de todos os prazos migratórios.


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