Pouco frio, muita chuva e umidade: como será o inverno neste ano em Blumenau

El Niño trará frio menos rigoroso para o estado

Pouco frio, muita chuva e umidade: como será o inverno neste ano em Blumenau

El Niño trará frio menos rigoroso para o estado

Bianca Bertoli

Às 12h54 desta sexta-feira, 21, começou o inverno no hemisfério Sul. Porém, isso não significa que a partir desta tarde casacos e cobertas grossos terão de ser retirados do armário. Não agora.

A meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins, explica que por enquanto bloqueios no oceano pacífico dificultam a passagem de frentes frias. Sem elas, não há quedas significativas nas temperaturas e chuvas.

“Nós conseguimos fazer uma previsão de 15 dias aqui no AlertaBlu. Então já dá pra ter uma ideia de que até o fim do mês os dias devem ser como os desta semana, mais secos”, ilustra Tatiane.

Depois, a expectativa é de que os bloqueios atmosféricos se dissipem e aí sim o fenômeno deste ano, o El Niño, trará as características desta estação: muita umidade e chuvas na média ou acima do esperado.

É claro que pode haver dias com frio mais intenso, mas a onda não deve durar muitos dias. “Não será um inverno rigoroso, com períodos prolongados de frio”, acredita Tatiane.

Os meteorologistas da Epagri/Ciram também confirmam que o inverno será mais quente que o normal, assim como foi o outono.

“O que não quer dizer que terá alguns períodos de frio significativo com temperatura próxima de zero grau e negativa, com formação de geada, nas áreas altas do estado, com a chegada de massas de ar frio, comuns nesta época do ano”, ressaltaram em nota.

Segundo os profissionais, os períodos com massas de ar frio devem durar de um a três dias no estado, intercalados com temperaturas mais amenas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo