Praça Dr. Blumenau é concedida à iniciativa privada e vai ganhar café com choperia
Autorização da concessão foi assinada na manhã desta quinta-feira
A praça Dr. Blumenau, na rua XV de Novembro, foi oficialmente concedida à iniciativa privada. O espaço foi entregue ao grupo Benkendorff Kaffe, que irá montar um café e uma cervajaria com cardápio internacional. Uma coletiva realizada na praça na manhã desta quinta-feira, 11, oficializou a assinatura da concessão.
A empresa ficará responsável pela exploração comercial e manutenção do equipamento por um período de dez anos, podendo ser renovado por igual período. Como contrapartida, a empresa vai pagar mensalmente R$ 3,5 mil à Prefeitura, totalizando R$ 420 mil durante o período. O valor será revertido ao Fundo Municipal de Turismo, com o objetivo de dar ainda mais protagonismo à entidade.
A previsão é de que As obras poderão começar imediatamente, e segundo o contrato, o novo espaço deve estar funcionando até o dia 31 de dezembro de 2021.
O que disseram as autoridades presentes
O secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, ressaltou que o novo empreendimento vai beneficiar tanto os blumenauenses como o turismo. “É um grande equipamento para o turismo de Blumenau. Vamos ter um centro histórico onde o passado conversa com o futuro. E isso não é só para o turismo, mas para o cidadão de Blumenau aproveitar com qualidade”, comentou Marcelo.
O novo empreendimento da Benkendorff Kaffe será capitaneado pelos sócios-proprietários, Jonathan e Marlene Benkendorf. Para Jonathan, o espaço será restaurado para atender toda a comunidade.
“Estamos felizes em participar desse projeto. Essas concessões serão muito benéficas para a cidade. Queremos trazer a praça de novo. Vamos ter gastronomia e um espaço de consumo, mas o principal foco é manter o espaço familiar, com o parquinho e o espaço pet. É um local para o povo blumenauense poder utilizar diariamente”, aponta Jonathan.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), ressaltou a importância das concessões na região central da cidade, mas ressaltou que os bairros também estão sendo atendidos com obras do município.
“As concessões fazem parte de um projeto de melhoria dos espaços de convivência de Blumenau, e também para receber melhor o turista que vem a Blumenau. Mas também temos obras e serviços em todos os bairros da cidade. Temos trabalhos na Fortaleza Alta, na Itoupava Central, no Garcia, na Velha, como reperfilagem e construção de praças”, relembrou o prefeito.
Mário Hildebrandt também ressaltou que as obras não estão sendo feitas com recursos do município. “A praça Dr. Blumenau e o Frohsinn são investimentos de recursos privados. Já as revitalizações da prainha e da Rua Curt Hering, por exemplo, são feitas com recurso do Ministério do Turismo”, elenca.
A praça Dr. Blumenau
A praça Dr. Blumenau está localizada no início da Rua XV de Novembro, na esquina com a Rua Nereu Ramos. O espaço foi inaugurado em 1948, passou por uma reforma em 1983 e foi finalmente reurbanizada em comemoração ao aniversário de 150 anos da cidade, em 2000.
Atualmente, o espaço apresenta sinais de desgaste e várias faltas de manutenção.