X
X

Buscar

Preço do combustível foi o que mais subiu em novembro; confira outros produtos

De acordo com a Furb, eles foram seguidos pelos produtos de limpeza e de higiene

Dentre todos os produtos avaliados pelo Índice de Variação Geral de Preços do município de Blumenau (IVGP), os combustíveis foram o que registraram a maior alta no último mês. A variação foi de +4,01% entre 1º e 30 de novembro deste ano.

O valor é calculado pelo departamento de Economia da Furb. De acordo com os economistas responsáveis pelo cálculo, a variação do IVGP ficou dentro do intervalo esperado: +0,31%. A expectativa era era uma variação entre 0,00% e +0,50%.

Os combustíveis foram seguidos pelos produtos de limpeza (+1,91%) e produtos de higiene (+1,42%). As principais baixas do mês foram os produtos de panificação, que variaram -3,03%. Em seguida vieram os eletrodomésticos (-0,85%) e serviços públicos (-0,61%).

Os 511 itens pesquisados são organizados em 25 subgrupos. Destes, nove subgrupos registraram alta, 11 subgrupos permaneceram estáveis e cinco variaram negativamente. A expectativa para o próximo mês é de que a variação geral de preços no mês se mantenha dentro do intervalo 0,00% a +0,50%.

No início do ano, os pesquisadores traçaram uma variação acumulada de +3,66% para os 12 meses deste ano. De acordo com os economistas, o cenário otimista deve se concretizar caso o atual contexto seja mantido.

IPCA

Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, para novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação dos preços de produtos e serviços para o consumidor final, situou-se em +0,51% e em 12 meses soma um acumulado de +3,27%.