Preço de serviços de educação é um dos que mais subiu em janeiro; confira outros números

Cálculo realizado pelo Departamento de Economia da Furb mostra aumento de +0,97% no primeiro mês de 2020

O primeiro mês de 2020 registrou uma variação de +0,97% nos preços. O cálculo do Índice de Variação Geral de Preços de Blumenau (IVGP) é realizado pelo Departamento de Economia da Furb. O valor é considerado alto, considerando que a variação acumulada nos últimos 12 meses foi de +1,51%.

Entretanto, os economistas permanecem otimistas, já que o mês de janeiro é marcado por reajustes em diversos itens. A expectativa é que os valores não subam no restante do ano. Para calcular a variação de preços em Blumenau são pesquisados 511 itens, organizados em 25 subgrupos. Em janeiro, nove subgrupos registraram alta, 10 subgrupos permaneceram estáveis e seis variaram negativamente.

As altas de destaque foram nos subgrupos das autopeças (+9,83%), dos serviços de educação (+4,92%) e dos serviços domésticos (+4,11%). Já as baixas de destaque ficaram nos subgrupos dos produtos de limpeza (-0,83%), dos alimentos in-natura (-0,69%) e do combustível (-0,68%).

Segundo Piazza, as expectativas para 2020 são otimistas, mesmo que com aumentos registrados em janeiro. “Em razão da fase de crescimento da própria economia e com uma inflação bem controlada, os números estão dentro da normalidade. Vejo que será um ano tranquilo, porque os aumentos estão ocorrendo, mas não são absurdos”, analisou o professor Jamis Piazza, responsável pelo IVGP e atual Pró-reitor de Administração da FURB.

Os dados do Índice de Variação Geral de Preços de Blumenau estão disponíveis em http://www.furb.br/ivgp/.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo