Prefeito de Blumenau admite risco de colapso no sistema hospitalar da cidade; ocupação de UTI chega a 73%
Informações foram divulgadas neste sábado, 11
Blumenau alcançou neste sábado, 11, 73% de ocupação nos leitos de UTI na cidade, de um total de 63. Atualmente, são 46 pessoas internadas, sendo que 28 já testaram positivo para Covid-19 e outras 18 estão com suspeita e aguardando exame.
Cabe destacar que, destes 63 leitos de UTI em Blumenau, cinco são pediátricos, 16 não atendem pelo SUS e cinco ainda estão sendo instalados.
“Se não tivéssemos ampliado o número de leitos em Blumenau, este momento estaríamos com a capacidade lotada. É importante destacar que estamos com esses 73%, o que acende a luz vermelha praticamente. Há um risco de colapso no sistema hospitalar”, apontou Hildebrandt, ao divulgar os números.
Dos 46 internados, 41 são moradores de Blumenau e outros cinco foram trazidos de cidades vizinhas.
Números atualizados
Além da ocupação em UTI, o prefeito de Blumenau divulgou também os números atualizados da doença na cidade. Ao todo, são 4.140 casos confirmados de coronavírus em Blumenau até este sábado. Nas últimas 24 horas, foram 249 novos casos.
Do total, 2.548 são considerados recuperados, 1.532 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde, e outros 94 pacientes estão hospitalizados, sendo 46 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 48 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região.
A cidade também já confirmou 16 óbitos, sendo um neste sábado, 11. Além disso, a morte de uma idosa de 85 anos é considerada suspeita, e o Município aguarda exame para confirmar ou não a doença.