Prefeito visita cidades de dr. Blumenau e Fritz Müller para parcerias com Alemanha
Na cidade de Fritz Müller, prefeito de Blumenau solicita tombamento e revitalização da casa do naturalista
Fortalecer as relações e firmar parcerias culturais, econômicas e na educação. Esses são os objetivos da visita da comitiva blumenauense às cidades de Hasselfelde, Erfurt, Weingarten Munique e Erlingen, na Alemanha.
Na segunda-feira, 24, o grupo esteve na a cidade de Hasselfelde, terra natal do Dr. Blumenau. O prefeito Mário Hildebrandt, acompanhado do secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, propôs ao governo parcerias na educação, na economia e na cultura, visando fortalecer a relação que existe entre as duas cidades.
Junto da bisneta do Dr. Blumenau, Jutta Blumenau, Hildebrandt oficializou aos alemães a intenção de transformar Hasselfelde em cidade-irmã, estabelecendo relações de cooperação em diversos setores entre as duas localidades.
Uma das principais medidas após a formalização do acordo de cidade-irmã seria a revitalização do Blumenau-Museum Hasselfelde. O local contém objetos pessoais e arquivos do Dr. Blumenau, bem como diversas referências à nossa cidade, no Brasil. Atualmente o local compartilha espaço com acervo de Hasselfelde, por isso o objetivo de Hildebrandt é criar um espaço específico, mais moderno e interativo somente com a história do Dr. Blumenau.
Fritz Müller
Na terça-feira, 25, outro importante personagem da história de Blumenau foi protagonista. A comitiva esteve em Erfurt, cidade natal do naturalista e biólogo Fritz Müller. É também a sétima maior cidade do país em extensão.
Hildebrandt reforçou a intenção de Blumenau e Erfurt serem cidades-irmãs, fortalecendo os acordos de cooperação em diversas áreas. Em ofício, o prefeito pediu intercâmbio de alunos blumenauenses de escolas bilíngues para a Alemanha, que aconteceria em 2024.
Hildebrandt também pediu ao prefeito de Erfurt que estude a possibilidade de tombamento e revitalização da casa onde Fritz Müller morou e que as unidades de ensino da cidade possam abordar a história e trajetória do naturalista.
“Além dos assuntos específicos, tivemos a oportunidade de entregar ao prefeito de Erfurt um convite em alemão para participar da Oktoberfest em Blumenau. Eles estão programando uma ida para nossa cidade e uma agenda com setores específicos do município. Também recebemos um convite para a abertura da Oktoberfest de Erfurt, que aqui ocorre nas praças centrais da cidade”, destacou o prefeito.
Leia também:
1. Vereadores recusam projeto que proibiria condenados por racismo e homofobia de assumirem cargo público em Blumenau
2. Saiba quais são os valores da nova Área Azul em Blumenau
3. Jornalista popular e querido em Rodeio morre aos 45 anos e cidade decreta luto
4. Blumenau terá o maior rooftop em shopping center do Brasil
5. Estudantes de centro universitário criam podcast sobre vítimas de feminicídio em Blumenau
Assista agora mesmo!
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região: