Prefeitura abre abrigos e orienta moradores de Blumenau sobre possibilidade de enchente

Previsão é que rio chegue a 7,5 metros por volta as 22h e passe a descer, mas instabilidade pode aumentar o nível

Prefeitura abre abrigos e orienta moradores de Blumenau sobre possibilidade de enchente

Previsão é que rio chegue a 7,5 metros por volta as 22h e passe a descer, mas instabilidade pode aumentar o nível

Alice Kienen

Até as 22h desta quinta-feira, 21, o rio Itajaí-Açu deve chegar a 7 metros em Blumenau. Está foi a previsão repassada pela Prefeitura de Blumenau em coletiva ao vivo durante a tarde. Desde domingo, dia 17, 154,8 milímetros de chuva foram acumulados na cidade.

Apesar de o nível não representar uma enchente na cidade, a orientação da Defesa Civil é de que as casas onde a água começa a chegar a partir dos 8 metros já estejam preparadas para uma mudança no tempo.

Deste o dia 1º de janeiro, foram 267,8 mm, 45% acima da média prevista para o mês inteiro. Até as 17h o nível do rio Itajaí-Açu era de 6,64 metros, já no estado de alerta desde o meio dia desta quinta-feira.

Apesar de nenhum morador estar desabrigado até o momento, a prefeitura já abriu dois abrigos. Um localizado na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Companhia), no bairro Velha, e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia.

A Defesa Civil da cidade também estuda a possibilidade de decretar situação de emergência. Uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) do Plano de Contingência contra Inundações está marcada para este fim de tarde.

“Nossa maior preocupação é com os deslizamentos. O solo já estava bastante saturado por conta das chuvas de verão e desde domingo isso só se intensificou. Desde então estamos de plantão para acompanhar, avaliar e atender todas as ocorrências”, explica o secretário de Defesa Civil Coronel Menestrina.

Até a manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil de Blumenau já havia registrado 59 ocorrências em decorrência das chuvas. Destas, 44 são deslizamentos, sete são quedas de árvores e os demais são pequenos atendimentos. Cerca de 39 atendimentos feitos são considerados de média gravidade.

O rio mais afetado pelas chuvas foi o Benedito, que passa por municípios como Benedito Novo e Timbó, que já foram afetados por alagamentos e enchente. Como ele é um dos afluentes do rio Itajaí-Açu, a água acaba chegando a Blumenau. Felizmente, o tempo no Alto Vale é estável e não influencia no aumento do rio.

Para acionar a Defesa Civil é só ligar para o número 199.

Previsão para os próximos dias

A diretora de meteorologia do AlertaBlu Tatiane Martins explicou que as chuvas intensas que começaram na noite de quarta-feira são decorrentes de um sistema de baixa pressão que está localizado na região sul do Brasil e no leste do Paraguai. No domingo, a instabilidade era causada por uma frente fria.

Para os próximos dias, a previsão é de que o sistema de baixa pressão continue e mantenha a chuva persistente. A intensidade deve variar entre fraca e moderada até sábado, quando há possibilidade de mais sol. Já no domingo e na segunda-feira pancadas de chuva são esperadas.

Atualização 19h20: Durante a transmissão ao vivo, a prefeitura havia previsto que o rio chegaria a 7,5 metros por volta das 22h. Porém, após uma nova avaliação e com a redução das chuvas, o número desceu para 7 metros. O texto acima já está atualizado.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo