+

Prefeitura altera data para retorno do transporte coletivo em Blumenau

Objetivo do município é garantir a segurança sanitária estipulada em decreto do governo estadual

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta sexta-feira, 5, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, afirmou que o transporte coletivo da cidade deve retornar na segunda-feira, 15 de junho, e não mais no dia 8, como previsto anteriormente. Os ônibus intermunicipais devem ser retomados apenas no dia 22 de junho.

A decisão, segundo Hildebrandt, foi tomada devido a forma como a administração municipal pode garantir a segurança sanitária, definida em decreto do Governo do Estado.

Para o prefeito, essa garantia deve ser aumentada através dos exames que serão realizados a partir de segunda-feira, 8, tanto com funcionários do transporte coletivo, como idosos e públicos de maior risco.

Além disso, todas as orientações de segurança serão tomadas, como uso máscaras, álcool em gel, limpeza frequente dos veículos e lotação de no máximo de 60%. A capacidade poderá ser alterada, conforme avaliação dos primeiros dias.

As linhas devem circular normalmente de segunda a sexta-feira, e apenas até às 15h nos sábados. Nos domingos e feriados não haverá transporte coletivo.

O pagamento das passagens nos ônibus será exclusivamente por Cartão Blumob. Com dinheiro apenas nos guichês dos terminais. Além disso, não haverá pagamento meia-tarifa, todas as cobranças serão integrais.

Para desestimular a utilização do transporte par os idoso, as gratuidades com o Cartão Melhor Idade não serão aceitas.

O retorno no dia 15 será apenas para os ônibus da Blumob, para o transporte intermunicipal – Indaial, Belchior, Gaspar, Ilhota, Pomerode e Alto Vale – a expectatifa de regresso é apenas no dia 22 de junho.

Sindicato faz transmissão para comentar o retorno dos ônibus

Nossa equipe entrou em contato com o sindicato, que nesta quinta-feira, 4, publicou uma nota informando que os ônibus não retornariam caso não houvesse uma negociação com os trabalhadores.

Por meio de assessoria de imprensa, o Sindetranscol informou que a prefeitura ainda não realizou nenhuma tentativa de conversa, e que, provavelmente haverá uma assembleia para os trabalhadores definirem o que será feito.

Uma transmissão ao vivo da diretoria do sindicato está marcada para às 13h30 desta sexta-feira, 5, pelo Facebook do Sindetranscol, para falar sobre o assunto.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo