X
X

Buscar

Prefeitura avança em processo de desapropriação de terreno onde fica Casa Vianna, em Blumenau

Objetivo é usar o espaço para ampliação do Hospital Santo Antônio

A Prefeitura de Blumenau publicou nesta quarta-feira, 14, o decreto de declaração de utilidade pública para desapropriação do terreno onde está a antiga Casa Vianna, localizada na rua Itajaí, no bairro Vorstadt. Com essa etapa vencida, o município agora tem a prerrogativa para desapropriar o espaço, que será utilizado na ampliação do Hospital Santo Antônio.

O objetivo com a desapropriação, segundo o HSA, é ampliar o serviço de oncologia do hospital. Ainda não há um projeto específico, uma vez que havia incertezas sobre a possibilidade de uso do terreno, conforme explica Rafael Branco Bertuol, gerente geral.

“Por algum tempo nós solicitamos esta desapropriação. Existe esta necessidade até pela referência que o hospital tem em oncologia. Agora com esta determinação, iremos sentar junto à diretoria para determinar os próximos passos”.

Leia também: Eleições 2022: notícias, candidatos e informações sobre campanha 

O terreno faz parte do Espólio de Abelardo Vianna e será desapropriado pelo município tendo em vista a importância do hospital para Blumenau e região. O decreto justifica que, como o Santo Antônio está encravado entre o Rio Itajaí-Açu e o Morro do Aipim, a única alternativa que se mostrou viável para a expansão da unidade médica é o terreno ao lado.

“Possui uma área relativamente larga com a mesma profundidade do imóvel onde fica a área de atendimento oncológico, e que atualmente serve de estacionamento de veículos, ostentando uma construção antiga, casa de madeira, tombado junto à Diretoria de Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina”, descreve o decreto.

Ainda não há definição sobre o futuro da Casa Vianna, mas, por ser um imóvel tombado, não pode ser simplesmente demolido. Uma das alternativas é a realocação para outro terreno. A arquiteta e colunista do jornal O Município Blumenau, Angelina Wittmann, já contou história do imóvel histórico em texto, fotos e vídeo.

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Últimas notícias
Reportagens especiais e dúvidas frequentes
Nomes, números e informações dos candidatos