Prefeitura cobrará para roçar calçadas de Blumenau
Segundo legislação federal, moradores são responsáveis pela manutenção da calçada em frente à casa
A partir de fevereiro, quem deixar o mato crescer na calçada de casa vai ter que pagar a conta da roçagem. A equipe da Prefeitura responsável pela manutenção continuará o cronograma de trabalho que sempre é feito ao longo do ano, mas passará a cobrar R$ 1 por metro quadrado em casos como esse.
Legalmente, a responsabilidade do município começa a partir do meio-fio, conforme explica o diretor de manutenção de bairros da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Robinsom Soares. Segundo ele, os trabalhadores farão fotos antes e depois da roçada para provar o tamanho da vegetação tirada e local. O valor total chegará no próximo carnê do IPTU do proprietário do terreno, em uma folha específica sobre o serviço.
Em média, a equipe de conservação passa pelas ruas principais da cidade a cada 45 dias no verão e 60 no inverno. Já nas vias dos bairros as limpezas são feitas a cada 60 dias no verão e uma vez durante a estação mais fria do ano.
Nos casos de terrenos baldios com vegetação alta, a Prefeitura notifica o dono em até duas vezes, em um prazo de 60 dias. Se a roçagem não for feita, o proprietário é multado e vai ter que pagar pela limpeza (R$ 1 por metro quadrado).
Parte do dinheiro arrecadado com a nova medida vai ser utilizada para subsidiar o serviço feito pelos funcionários e, de acordo com Soares, também existe a ideia de criar um fundo que promova parcerias para a execução de novas calçadas na cidade.