Prefeitura começa a limpar e desassorear ribeirão da região da Itoupavazinha
Serão 2,5 quilômetros contemplados pelos trabalhos, que devem durar um mês
Começou nesta quarta-feira, 30, os trabalhos de limpeza e desassoreamento do ribeirão da região da Itoupavazinha. O objetivo da prefeitura é terminar a ação em até 30 dias. Ela envolve também a criação de um canal extravasor na altura da rua Professor Max Humpl e a retirada de construções irregulares do leito do ribeirão.
Após o governo estadual negar no ano passado e início deste ano ajuda financeira para a realização da obra, que custará R$ 300 mil, a gestão municipal decidiu assumir o investimento.
O prefeito Mário Hildebrandt explica que a medida busca reduzir a possibilidade de alagamentos na localidade. Contudo, de acordo com ele, é necessário que a comunidade deixe de descartar objetos no ribeirão.
“Encontramos todos os tipos de materiais, o que atrapalha a vazão da água. A população precisa se conscientizar que não pode jogar lixo no leito nem nas margens e também não habitar áreas próximas de córregos e ribeirões. Caso contrário, é um trabalho em vão, que não resolverá em nada essa questão”, destaca.
Os trabalhos de desassoreamento do ribeirão situado no entorno das ruas Berta e Henrique Mette começaram pela rua Deonísio Chequeti, no Salto Norte. Serão cerca de 2,5 quilômetros desassoreados.