Prefeitura de Blumenau anuncia contratação de seguranças armados nas escolas
Estrutura física das unidades também será reforçada
No fim da tarde desta quinta-feira, 6, a Prefeitura de Blumenau anunciou novas medidas para reforçar a segurança das escolas e CEIs. Além do que já havia sido divulgado durante a manhã, o prefeito Mário Hildebrandt confirmou a contratação de seguranças armados para as unidades municipais.
A oferta partiu do governador Jorginho Mello, que pretende reunir policiais e bombeiros aposentados que já possuem treinamento para ficarem nas escolas. Caso o governo estadual não consiga firmar a parceria, a prefeitura afirmou estar a postos para contratar profissionais privados.
O cercamento e muramento das escolas também será revisto. Assim como o controle de acesso às escolas municipais. Além da instalação de câmeras que já foi anunciada pela manhã.
O plano de contingenciamento para treinar os profissionais de educação em como se comportar em atendados também foi reforçado. Ele será feito em parceria com a Defesa Civil da cidade nas escolas municipais, estaduais e privadas.
As escolas particulares de Blumenau também terão a opção de contratar monitoramento por câmera e inteliga-las ao sistema municipal, que será acompanhado por agentes e pela Polícia Militar.
Medidas já foram anunciadas
Durante uma reunião com diretores escolares na manhã desta quinta-feira, o prefeito Mário Hildebrandt afirmou que o município irá instalar 125 câmeras de segurança em todas as escolas e CEIs de Blumenau, que estarão em pontos específicos e integradas à Central de Controle Operacional.
Ele comentou que também deve ser formalizado um termo de cooperação para que a Polícia Militar também tenha acesso às imagens. Além disso, o número de profissionais psicólogos nas instituições de ensino será ampliado e um plano de contingência será produzido pelos órgãos de segurança pública e prefeitura.
Na tarde desta quinta-feira, 6, a prefeitura também promoveu uma reunião online com os todos os profissionais da educação de Blumenau para orientar como proceder nas escolas e creches nos próximos dias.
O atendimento nos CEIs e as aulas nas escolas municipais foram canceladas nesta quarta e quinta-feira, dia 5 e 6. A Prefeitura decretou luto oficial de 30 dias pela tragédia na instituição privada CEI Cantinho Bom Pastor.
Leia também:
1. Autor de massacre em creche de Blumenau tem prisão preventiva decretada
2. Todas as crianças feridas no atentado em creche de Blumenau recebem alta do hospital
3. Após recurso da Heineken, prefeitura marca nova sessão para definir licitação da cervejaria oficial da Oktoberfest
4. Após enviar mensagens ameaçando atentado em escola de Indaial, objetos de aluno são apreendidos pela Polícia Civil
5. Grupo realiza carreata em homenagem às vítimas do atentado em creche de Blumenau nesta sexta-feira
– Assista agora:
Dra. Desirré Bollmann relembra casos marcantes e início da carreira como juíza do trabalho