Prefeitura de Blumenau apresenta proposta de reurbanização da rua Curt Hering

Projeto eliminaria vagas de estacionamento e rebaixaria calçada para privilegiar os pedestres

Prefeitura de Blumenau apresenta proposta de reurbanização da rua Curt Hering

Projeto eliminaria vagas de estacionamento e rebaixaria calçada para privilegiar os pedestres

Redação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Blumenau, em parceria com o Sindilojas, abriu debate com comerciantes para reurbanizar a rua Curt Hering, no Centro. Um projeto preliminar foi apresentado nesta terça-feira, dia 20, durante encontro no Plaza Blumenau Hotel. O investimento previsto na proposta é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Segundo a prefeitura de Blumenau, para fazer as mudanças será necessária uma parceria com as próprias empresas da rua. Ao menos 80% dos comerciantes precisariam contribuir financeiramente para viabilizar o projeto.

O projeto privilegia o trânsito de pedestres, com a ampliação das áreas destinadas para calçadas, acessibilidade, mobiliário urbano e paisagismo.

“A via será nivelada com os passeios para criar uma superfície contínua, facilitando assim o deslocamento não motorizado”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr.

De acordo com ele, esta mudança de paradigma e o compartilhamento do espaço por motoristas e pedestres são os maiores desafios. Como a proposta pretende facilitar o acesso de pedestres, as vagas de estacionamento da via serão removidas e o limite de velocidade ficará estabelecido em 30 km/h, proporcionando maior segurança para a comunidade.

Ainda segundo o secretário, a requalificação urbanística da Rua Curt Hering tem um viés social, agregando mais opções de entretenimento no Centro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo