Prefeitura de Blumenau confirma que não antecipará segunda dose de AstraZeneca
Recomendação do Ministério da Saúde é de dez semanas ao invés de 12
Nesta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Blumenau confirmou que não irá antecipar a segunda dose da vacina da AstraZeneca. A possibilidade vinha sendo sondada nos últimos dias, após uma recomendação do Ministério da Saúde.
O prazo entre as duas doses, de 12 semanas, poderia ser antecipado para dez. A orientação surgiu a partir da possibilidade de conter o avanço da variante Delta. Porém, como reforçado pelo município, não se trata de uma obrigação.
Leia também: Blumenau volta a registrar três óbitos por Covid-19 em um dia e ultrapassa 60 mil casos confirmados
“Como já temos todo agendamento de segunda dose organizado e como esse intervalo de 12 semanas não trará prejuízos às pessoas que forem vacinadas, vamos manter essa data para quem já tomou”, explicou a nota.
Segundo a prefeitura, o envio das segundas doses por parte do governo do estado também segue um prazo de 12 semanas. Com a antecipação, haveria o risco de não haver doses suficientes.
Ainda nesta quarta Blumenau sofreu com a possibilidade de ficar sem doses para novos agendamentos de primeiras doses. Porém, o governo estadual anunciou que enviará vacinas da AstraZeneca que estavam guardadas para segunda dose.
A prefeitura também ressaltou que, caso haja uma nova orientação do Ministério da Saúde, os prazos podem ser revistos. A Pfizer segue com intervalo de 12 semanas entre as doses enquanto a Coronavac é de 28 dias.
Confira a nota na íntegra
Uma das principais perguntas que recebemos nas redes sociais nos últimos dias foi:
A SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA SERÁ ANTECIPADA?
E a gente responde:
NÃO.
Explicamos:
Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca já deixou a Vila Germânica com a segunda dose agendada. Esse intervalo de 12 semanas segue sendo recomendado pelo Ministério da Saúde. Reforçando que a antecipação para 10 semanas é uma RECOMENDAÇÃO, não uma obrigação.
Como já temos todo agendamento de segunda dose organizado e como esse intervalo de 12 semanas não trará prejuízos às pessoas que forem vacinadas, vamos manter essa data para quem já tomou. Além disso, o prazo para envio da segunda dose, por parte do Governo do Estado, segue sendo de 12 semanas. Ou seja, uma antecipação agora é risco de não se ter doses suficientes.
E PARA QUEM FOR SE VACINAR AGORA?
A partir do dia 21 de julho, quem tomar a AstraZeneca terá intervalo de 10 semanas. Isso porque a partir dessa data o intervalo para a chegada da segunda dose também será de 10 semanas.
Em caso de nova orientação por parte do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Blumenau pode rever novamente esses prazos.
Lembrando ainda que os intervalos para a Pfizer/BioNtech segue de 12 semanas e o da Coronavac/Butantan segue de 28 dias.