Prefeitura de Blumenau decreta luto oficial de três dias após morte do ex-vereador Ivo Hadlich
Seu Ivo também teve o nome ligado diretamente à cultura da cidade
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, declarou nesta quinta-feira, 25, luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador e ex-presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Ivo Hadlich. Nascido em Blumenau no dia 26 de abril de 1944, Ivo tinha 79 anos.
“Conheço seu Ivo há muito tempo e sei do amor que ele tinha pela nossa cidade. O legado que ele deixa é muito grande e tenho certeza que nunca será esquecido. Neste momento, quero me solidarizar com a família e com os amigos e pedir a Deus que conforte o coração de todos”, afirmou o prefeito.
Seu Ivo dedicou mais de 50 anos da vida ao setor cultural da cidade. Foi poeta, escritor, ator e gestor, sendo presidente da então Fundação Cultural em duas oportunidades. Também trabalhou alguns anos em circos pelo Brasil.
Ele militou no MDB e PMDB, sendo vereador em três mandatos – 1983 a 1988, 1993 a 1996 e 1997 a 2000, e foi presidente da Câmara de Vereadores entre 1993 e 1994 e 1995 e 1996 e assumiu como prefeito em exercício em setembro de 1995, ficando no cargo por oito dias. Entre as principais bandeiras dele estavam a defesa dos animais, tanto que é fundador das ONGs Focinho Feliz e da Aprablu.
O horário e local do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados.
Câmara de Vereadores divulga nota de pesar
A Câmara de Vereadores de Blumenau também divulgou uma nota lamentando a morte de Ivo Hadlich. “Ivo Hadlich gostava de ressaltar que foi o primeiro vereador do Brasil a levar a Bíblia para a Câmara: foi o autor da emenda ao Regimento Interno que previa a leitura bíblica no início das sessões ordinárias da Casa”, diz a nota.
Confira a nota na íntegra
A Câmara de Vereadores de Blumenau lamenta com profundo pesar o falecimento, na manhã desta quinta-feira (25), do ex-presidente do Legislativo e ex-vereador Ivo Hadlich, aos 79 anos. Nascido em 26 de abril, foi também escritor, poeta, dramaturgo e grande defensor da causa animal. Destaca-se ainda seu trabalho na área da cultura, sendo considerado o primeiro dramaturgo do Vale do Itajaí.
No Legislativo blumenauense, foi vereador nos mandatos de 1983 a 1988, de 1993 a 1996, e de 1997 a 2000, tendo sido presidente da Câmara por duas vezes: no período de 1985 a 1987 e de 1995 a 1996. Também foi prefeito de Blumenau em exercício durante o mandato do ex-prefeito Renato Viana.
Ivo Hadlich gostava de ressaltar que foi o primeiro vereador do Brasil a levar a Bíblia para a Câmara: foi o autor da emenda ao Regimento Interno que previa a leitura bíblica no início das sessões ordinárias da Casa.
Na área da cultura, foi presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Diretor de Cultura e também curador das exposições culturais realizadas no Salão Nobre da Câmara. Em sua atuação em defesa dos animais, foi fundador das ONGs Aprablu e Focinho Feliz. Também lutou contra a “farra do boi”, uma prática antiga típica do litoral que torturava animais.
As informações sobre velório e sepultamento serão atualizadas assim que forem repassadas pela família.
A Câmara Municipal de Vereadores se solidariza com a família e amigos neste momento de dor.
Leia também:
1. Agência do Bradesco é fechada por Sindicato após denúncias de assédio moral em Gaspar
2. Ivo Hadlich, ex-vereador de Blumenau, morre aos 79 anos
3. Empresas de Blumenau e Joinville anunciam fusão; entenda o motivo
4. Na Espanha, empresário blumenauense convida ministro do Turismo para palestrar em evento na cidade
5. Governo de SC se reúne com a PM para discutir ações para pessoas em situação de rua
Veja agora mesmo!
Presidente do BEC fala sobre os planos para o time em 2024: