Prefeitura de Blumenau diz que diminuiu o impacto da greve dos servidores nos serviços públicos
Funcionários cruzam os braços desde terça-feira
Após quatro dias de greve dos servidores, a prefeitura de Blumenau avaliou nesta sexta-feira, 7, o impacto do movimento.
Das 123 unidades educacionais do município, quatro fecharam no primeiro dia de greve e apenas uma permaneceu sem atendimento nesta sexta. A direção da unidade, entretanto, já anunciou que retomará o atendimento na segunda-feira, dia 10.
Na Saúde, o impacto também diminuiu. Das 74 unidades de atenção básica, três que haviam fechado para atendimento no início da semana voltaram a funcionar e atualmente 12 permanecem sem atendimento. Já nas unidades que ofertam serviços de forma parcial, o número caiu de 16 para 13 unidades. Os demais serviços municipais não foram impactados.
O que diz o sindicato
No final da tarde desta sexta-feira o Coordenador Geral do Sintraseb, Sérgio Bernardo, protocolou novo ofício no gabinete do prefeito Mário Hildebrandt reiterando a cobrança por uma efetiva reunião de negociação com o governo.
O quarto dia de greve foi marcado por articulações e discussões das estratégias do movimento. Durante toda a manhã os representantes por local de trabalho lotaram o auditório do sindicato para avaliar a posição do governo e planejar as ações e os encaminhamentos para a próxima semana.
A greve continua na segunda-feira, 10, com concentração na praça da prefeitura a partir das 9h. Uma nova reunião de representantes acontece de manhã no auditório do sindicato.
Cerca de 700 trabalhadores de 108 locais de trabalho entraram em greve exigindo o cumprimento da lei da data-base dos servidores, que prevê o reajuste salarial no mês de maio com base no INPC acumulado dos últimos 12 meses.
Segundo o sindicato, a estratégia de greve adotada neste ano está garantindo o atendimento de todos os serviços essenciais, conforme o que determina a Lei de Greve.