Prefeitura de Blumenau encerra atividades do Ambulatório da Vila Germânica

Casos de suspeita serão centralizados nos AGs

A Prefeitura de Blumenau divulgou que, às 19h de domingo, 5, o Ambulatório da Vila Germânica encerra os atendimentos. Casos suspeitos de Covid-19 serão centralizados exclusivamente nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade a parir de segunda-feira, 6.

Vale ressaltar, que a Central de Vacinação vai permanecer na Vila Germânica, já que é um espaço diferente do ambulatório.

Segundo o divulgado, a decisão foi tomada pela redução no número de testes positivos registrados na cidade. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atenderão de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana. Aos sábados e domingos, o atendimento acontece nos AGs Velha, Garcia e Itoupava das 7h às 18h.

Neste momento, com o foco em vacinação, a Prefeitura opta por migrar os serviços para os AGs, onde também são feitos atendimentos clínicos não Covid-19. Um levantamento da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) aponta que dos atendimentos que resultaram em testes, menos de 10% estão recebendo diagnóstico positivo para a doença. Vale ressaltar que o atendimento nos AGs continuam seguindo os regramentos da Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE).

Com a mudança, a estrutura de recursos humanos, como técnicos de enfermagem e enfermeiros serão realocados para a Central de Vacinação contra Covid-19, ampliando a oferta de serviço que soma agora  além da primeira dose, a segunda dose da vacina.

Ambulatório da Vila Germânica

Criado em maio de 2020, para centralizar os serviços de atendimento Covid-19, o local já fez mais de 100 mil atendimentos e 74,2 mil testes de Covid-19. No período de maior procura, em julho deste ano, foram feitos 13.200 atendimentos, sendo 9.131 coletas para exame.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo