Prefeitura de Blumenau inaugura novo Centro de Saúde do Idoso
Nova unidade conta com equipe multidisciplinar para a comunidade
Os idosos do Centro de Saúde do Idoso (CSI) passam a contar com uma nova estrutura de atendimento em Blumenau na próxima quarta-feira, 27. O novo CSI está localizado na rua Uruguai, nº 444, no bairro Ponta Aguda.
A nova unidade tem cerca de 450m² e foi divida em 14 salas que contam com serviços de fonoaudiologia, psicologia, assistência social, nutricionista, geriatria, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem e dentista.
O imóvel atende aos protocolos de acessibilidade e conta com plataforma elevatória, sanitários acessíveis e quatro vagas para veículos, sendo três exclusivas para idoso e uma exclusiva para embarque e desembarque.
Mudança de endereço
Por conta da mudança de endereço, nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, o Centro de Saúde do Idoso localizado na rua Itapiranga, nº 368, bairro Velha não terá atendimento. A equipe fará a mudança do serviço para a rua Uruguai, nº 444, no bairro Ponta Aguda, para que na próxima semana iniciem os atendimentos na nova estrutura.
No novo endereço, o centro seguirá fazendo o atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone de contato também será o mesmo: (47) 3381-6974.
Atendimentos
São mais de 2 mil pessoas idosas cadastradas. Destas, 500 permanecem em acompanhamento. Mensalmente, são realizados 1.500 atendimentos em média.
No local, cerca de 20 servidores atendem pessoas acima de 60 anos, que apresentam declínio cognitivo (consciência, humor, esquecimentos); instabilidade postural; incapacidade comunicativa e incontinência esfincteriana capaz de restringir a participação social do indivíduo.
Idosos com mais de 80 anos, que apresentam múltiplas patologias como emagrecimentos significativos; e internações recentes nos últimos seis meses também recebem atenção especial.
Referência nacional
No início de julho, o Centro de Saúde do Idoso apresentou o trabalho feito com os idosos durante a pandemia no Congresso do CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. A enfermeira e coordenadora Mara Rúbia Rutzen destacou que a reorganização do serviço e o uso da tecnologia permitiram acesso ao atendimento, monitoramento de pacientes e continuidade dos grupos on-line para garantir o serviço de saúde prestado aos usuários do SUS.
Dez anos de atividade
Este ano, o Centro de Saúde do Idoso completou 10 anos de atividades. Neste período, os servidores fizeram mais de 46 mil atendimentos a pessoas acima de 60 anos e seus familiares. O Dia Internacional e Dia Nacional da Pessoa Idosa são celebrados anualmente no dia 1º de outubro. Em Blumenau, ocorre ainda a Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, como uma prática da educação permanente para os profissionais da rede municipal que atendem a pessoa idosa, e com ações voltadas aos idosos e familiares.