Prefeitura de Blumenau lança protocolo de prevenção ao suicídio
Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira
A prefeitura de Blumenau lançou um protocolo de atendimento para oferecer tratamento eficaz e capacitar profissionais da rede de serviços para o combate e monitoramento de casos de suicídio na cidade. Batizado de Protocolo Intersetorial de Atendimento às Pessoas em Risco ou Tentativa de Suicídio, o anúncio oficial ocorreu nesta quarta-feira, 21, no Salão Nobre, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci).
O documento foi formulado pela Câmara Técnica de Prevenção, no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI-M), que envolve órgãos de segurança pública e da Prefeitura de Blumenau.
Em 2017, de acordo com o secretário de Defesa do Cidadão Rodrigo Quadros, houve 47 suicídios consumados no município:
“Diante deste alto índice, sentimos a necessidade de viabilizar um protocolo para que a partir dele tenhamos diretrizes de como agir mediante cada ocorrência”, avaliou.
Segundo o secretário, Blumenau passa a ser um dos primeiros municípios do país a obter um protocolo regulamentado para prevenir tentativas de suicídio:
“Iniciaremos com um projeto piloto na região das Itoupavas e com certeza vamos servir de referência para que outras cidades desenvolvam algo semelhante”.