Prefeitura de Blumenau nega ter recebido vacinas vencidas da AstraZeneca

Segundo o posicionamento, a data de aplicação das duas doses estaria com erro de digitação

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), esclareceu que não há registros de recebimento de vacinas vencidas contra à Covid-19.

A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 2, pela Folha de São Paulo e teria sido retirada dos registros oficiais do Ministério da Saúde.

Segundo o divulgado, Santa Catarina teria recebido e aplicado, pelo menos 654 doses da vacina AstraZeneca em cerca de 49 municípios do Estado. O lote vencido seria o 4120Z005. Blumenau teria aplicado duas doses do quarto lote, que teriam vencido no dia 14 de abril e aplicadas até dia 19 de junho.

A aplicação pode comprometer a proteção do cidadão contra a Covid-19. Porém, conforme a nota da prefeitura, este lote teria sido recebido pela cidade no mês de janeiro e aplicado entre 29 de janeiro e 10 de fevereiro, dentro do prazo de validade.

Na nota, eles ainda esclarecem que a informação da data de aplicação estaria errada, com um erro na digitação.

Confira a nota completa

“A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), esclarece que desde o início do processo de vacinação, até o presente momento, não há registro na cidade de recebimento de doses de vacina contra o Coronavírus que estejam fora do prazo de validade.

O Município esclarece que o lote do imunizante citado na reportagem jornalística, da marca AstraZeneca, foi recebido em 28 de janeiro de 2021. As doses da vacina deste mesmo lote foram aplicadas entre 29 de janeiro e 10 de fevereiro, dentro do prazo de validade.

Assim, as únicas duas doses que constam na relação do Ministério da Saúde (MS) como aplicadas após o vencimento estavam dentro do prazo de validade, sendo constatado que o lapso ocorrido foi a digitação da data da aplicação, fora do prazo. Ambas as vacinas faziam parte da primeira remessa de imunizantes da marca recebida no município.

O poder público reitera que todas as 2.490 doses do mesmo fabricante, contidas no referido lote, foram aplicadas dentro do prazo de validade, as correções necessárias foram efetuadas e inclusive já não constam mais no site do qual as informações da veiculação foram extraídas.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo