X
X

Buscar

Reforma da Prainha: com dinheiro garantido, prefeitura de Blumenau prepara licitação

Espaço de lazer terá concha acústica reformada, lâmina d'água para o Vapor Blumenau e píer para embarcações

A prefeitura de Blumenau recebeu nesta segunda-feira, 9, o documento do governo federal que garante o empenho de R$ 4,7 milhões para reformar Prainha, no Centro da cidade. Com isso, será possível licitar nos próximos dias o projeto executivo, que vai detalhar como ficará o espaço de lazer após as obras.

Em seguida, o município vai lançar o edital de concorrência para escolher a empresa responsável pelo trabalho. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, a previsão é concluir o processo até novembro.

Vapor Blumenau e concha acústica

O projeto básico da nova Prainha prevê uma concha acústica renovada, com assentos para o público acompanhar espetáculos. O Vapor Blumenau ganhará maior destaque, com um espelho d’água no entorno. O plano é fazer parece que ele está navegando em terra firme. O barco terá uma rampa de acesso e deve se tornar um museu.

Prefeitura de Blumenau/Divulgação

O playground será refeito, assim como o gramado e espaços de contemplação do rio Itajaí-Açu. Um deque será instalado de frente para as águas, onde será possível tomar sol e observar a natureza ou os eventos náuticos que ocorrem no local, como o Blumenau Bordo.

Prefeitura de Blumenau/Divulgação

Por falar em náutica, a Prainha ganhará um píer onde poderão ser atracados jet-skis e embarcações de pequeno porte.

Margem esquerda

A revitalização da Prainha integra um projeto maior, do circuito ciliar do Centro de Blumenau. Pistas de caminhada e ciclovias que vão seguir por toda a margem esquerda do rio Itajaí-Açu, desde a Ponte de Ferro, passarão pela Prainha e ligarão com a outra margem pela ponte Norte-Sul, ainda a ser construída (o projeto de uma passarela foi descartado).

No entanto, a prefeitura ainda busca outros R$ 15 milhões para concluir a margem esquerda. Há a possibilidade de conseguir o recurso via empréstimo do BNDES. A ponte Norte-Sul, porém, não tem prazo para sair, uma vez que o edital de licitação foi paralisado por decisões da Justiça Federal e do Tribunal de Contas do Estado.

Mais notícias de Blumenau e região

– Servidores públicos em greve sobem até o gabinete do prefeito

 Vereadores aprovam projeto que cria Via Gastronômica de Blumenau

– Arco-íris anuncia mudança no tempo em Blumenau