X
X

Buscar

Prefeitura de Blumenau quer reabrir ligação Velha-Garcia em 2020

Objeto da administração municipal é utilizar estrada que foi fechada após tragédia de 2008

A ligação Velha-Garcia voltou a ser pauta na Prefeitura de Blumenau. A administração municipal está buscando formas de reabrir o trecho pela rua Willi Henkels, que faz a ligação entre as ruas Bruno Rudiger, na Velha, e Antonio Zendron, no Garcia. A estrada já chegou a ser utilizada pelos moradores a partir dos anos 1990, mas foi fechada após deslizamentos durante a tragédia de 2008.

De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, a expectativa é abrir a via no primeiro semestre de 2020, após realizar as manutenções e obras necessárias para dar segurança ao local.

“Nossa equipe vai avaliar nos próximos 15 dias onde serão necessárias obras por conta dos deslizamentos, onde instalar guard rail e como fazer o macadame pra conseguir liberar o trânsito pra veículos”, afirmou.

Ainda segundo Hildebrandt, esse é o trecho mais simples e rápido para conseguir fazer a ligação Velha-Garcia. Uma outra possibilidade, até com estudo realizado, custaria aos cofres públicos cerca de R$ 300 milhões, o que atualmente é inviável.

Prefeitura de Blumenau

A ligação Velha-Garcia já foi alvo de diversas campanhas na cidade nos últimos anos. A mais recente iniciou em setembro, com a União Blumenauense das Associações de Moradores e Entidades Afins (Uniblam) e Associação de Moradores do Bom Retiro (Amabre), que estão coletando assinaturas de moradores da cidade para entregar ao prefeito.

De acordo com o secretário da Amabra, Carlos Vilella, atualmente existem outras quatro possibilidades de ligação Velha-Garcia, diferentes da prevista pelo atual governo. E segundo ele, alternativas melhores. “Respeito a posição do prefeito. Mas existem outros projetos bem mais interessantes. Essa abertura vai ser para bois? Para motos? Porque é só o que consegue passar em segurança por ali”, afirmou.

A expectativa do grupo após coletar as assinaturas é realizar em 2020 uma audiência pública sobre o tema, na Câmara de Vereadores.