Prefeitura de Blumenau suspende temporariamente consultas eletivas em AGFs e ESFs
Decisão foi tomada por conta do aumento diário de casos de dengue e Covid-19
A partir desta segunda-feira, dia 16, a Prefeitura de Blumenau suspende temporariamente os atendimentos eletivos nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF). A decisão foi tomada em virtude do aumento diário de casos de dengue e Covid-19 na cidade. Atendimentos de puericultura e pré-natal, entretanto, estão mantidos.
Os atendimentos das unidades ESF e AGF ficam, até determinação contrária, essencialmente, destinados ao atendimento de intercorrências e casos de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de dengue e Covid-19.
Agora, o usuário deve procurar atendimento na unidade de saúde em que é referenciado. No site da prefeitura, é possível consultar as unidades e as regiões de abrangência.
Atendimentos odontológicos seguem ocorrendo normalmente nas unidades de saúde ESF e AGF. Assim como as consultas, exames e procedimentos feitos na Policlínica Lindolf Bell, do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, que não serão afetados.
Epidemia de dengue e aumento de casos de Covid-19
Nas últimas semanas, Blumenau registrou aumento significativo dos casos de dengue e Covid-19 no município. Conforme o boletim da dengue divulgado na última terça-feira, dia 10, a cidade registra 1.450 casos confirmados de Dengue. Já o boletim Covid-19 divulgado neste domingo, dia 15, confirma 909 pessoas em tratamento com a doença.
Apesar da elevação dos números, a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria seguem estáveis no município. São 8 pacientes internados com Covid-19 e 27 pacientes internados com dengue – conforme os respectivos boletins divulgados durante a semana.
Chamada pública para contratação de clínicos gerais
A Prefeitura de Blumenau abre na próxima quinta-feira, dia 19, chamada pública para a contratação de médicos clínicos gerais para a rede municipal de saúde. Os interessados devem comparecer das 8h as 12h, no setor de Seleção Pública, no 2º andar do prédio da Prefeitura, sala 25, para entrega dos documentos.
Estão disponíveis 21 vagas para atuação nos Ambulatórios Gerais da Família (AGF). O objetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) é que os novos profissionais contratados reforcem os atendimentos no período vespertino e noturno. As vagas têm carga horária de 20 e 40 horas semanais.