Prefeitura de Gaspar informa falta de vacinas no município; entenda
Alguns imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde e essenciais estão em falta em todo o país
A Prefeitura de Gaspar informa à população que, no momento, algumas vacinas essenciais estão em falta no município. O desabastecimento é resultado de dificuldades no processo de aquisição do imunizante pelo Ministério da Saúde, que é o responsável pelo envio das doses.
Atualmente, a vacina XBB Moderna, utilizada contra a Covid-19, está em falta, com o frasco multidose desabastecido desde agosto de 2024 e a seringa preenchida, destinada a pessoas acima de 12 anos, em falta desde outubro de 2024. O Departamento de Proteção Nacional e Imunização (DPNI) informa que a primeira remessa está em fase de recebimento e controle de qualidade, porém, não há uma data prevista para a distribuição aos estados.
Além da vacina contra Covid-19, a Tetra Viral também está em falta, sem previsão de normalização. A vacina Varicela, que estava sendo substituída pela Tetra Viral, também está indisponível no momento. Em relação à Febre Amarela, o município tem vacinas disponíveis nas unidades, mas não há estoque na rede municipal e no Estado. Por fim, a Tríplice Bacteriana está em desabastecimento e é substituída pela vacina Pentavalente, conforme orientações do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Gaspar reforça que a responsabilidade pela compra e envio das vacinas aos estados e para os municípios é do Ministério da Saúde. O órgão justifica que o desabastecimento ocorre devido a fatores imprevistos, incluindo atrasos nas entregas pelos fornecedores e dificuldades na aquisição e falta de insumos.
Leia também:
1. Homens lideram como responsáveis por domicílios em Blumenau, aponta Censo 2022
2. 39ª Oktoberfest Blumenau encerra e registra quase 580 mil visitantes
3. Após sete títulos consecutivos, Basquete Feminino de Blumenau perde estadual
4. Carreta sai da pista e tomba na SC-108, em Blumenau
5. Apostas de Blumenau são sorteadas no giro da sorte da Trimania Vale
Veja agora mesmo!
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes: