Prefeitura de Gaspar retira vítima de acidente da lista de mortes por coronavírus

Caso entrou nos números porque a Covid-19 foi apontada como causa secundária

Gaspar diminuiu de 14 para 13 a o número de mortes decorrentes de coronavírus nesta segunda-feira, 27. Isso porque a Secretaria de Saúde do município recebeu a notificação da gerência regional de saúde, sobre o caso de Marlon Soares, de 27 anos, que morreu no hospital após sofrer um acidente de trânsito, mas teve registrado na declaração de óbito Covid-19 como causa secundária.

Marlon deu entrada no hospital no domingo, 12, após sofrer um acidente de trânsito, a caminho do hospital – a companheira estava com uma forte dor de cabeça. Na batida, a mulher e a filha de Marlon morreram e ele ficou gravemente ferido.

No hospital, como manda protocolo do Ministério da Saúde, foi feito o teste para Covid-19 no homem, que resultou positivo. Alguns dias depois, Marlon acabou não resistindo ao politraumatismo e morreu.

Por ter testado positivo, a citação da doença foi necessária, devido aos cuidados que precisam ser tomados com o manejo do corpo, como por exemplo a não doação de órgãos e velório diferenciado.

Logo após o caso entrar nas estatísticas, o Secretário de Saúde de Gaspar, Arnaldo Munhoz, explicou a situação e deixou claro que não houve tentativa de enganar ninguém, nem aumentar os números do município. Segundo ele, apenas agiram como manda o protocolo.

“Nós não conseguimos compreender a evolução clínica dele dentro do hospital onde ele estava internado. Mas na declaração o médico cita o Covid como causa secundária. A gente não consegue dizer se esse óbito iria acontecer devido o politrauma – do acidente – ou se o Covid por algum motivo influenciou nesse óbito”, explicou Munhoz.

 

Porém, a gerência de Saúde de Blumenau – que cobre a região – informou ao governo do estado sobre o caso, e em nota, eles confirmaram a retirada do nome de Marlon das estatísticas. E nesta segunda-feira a tarde, após receber notificação, o governo municipal de Gaspar fez o mesmo.

Gaspar agora possui 13 mortes decorrentes de coronavírus na cidade. Além disso, são 1.345 casos confirmados da doença, sendo que 455 estão em isolamento domiciliar, 24 estão internados em hospitais e 852 são considerados recuperados.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo